Exames nacionais deixam de ser feitos em papel até 2025

  • ECO
  • 20 Maio 2021

Medida consta do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem um custo estimado de 12 milhões de euros.

As provas e os exames nacionais vão começar aos poucos a deixar de ser feitos em papel, cumprindo o objetivo previsto de serem totalmente feitos em formato digital até 2025, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). Esta medida — que já começou a ser implementada — consta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem um custo estimado de 12 milhões de euros.

“Adotar processos desmaterializados de elaboração, distribuição, aplicação, realização e classificação das provas de avaliação interna e externa” é um dos objetivos do PRR no âmbito da educação, estimando-se que o investimento permitirá aumentar “de forma gradual o número de provas abrangidas até 2025”. Este ano, os testes dos 3.º, 6.º e 9.º ano para aferir o impacto do ensino à distância já foi feito de forma digital.

A ideia do Governo é reverter as baixas médias de literacia digital em tecnologias de informação e comunicação (TIC) e usar a “bazuca” europeia para robustecer as infraestruturas e equipamentos das escolas. Isto vai requerer mudanças nas componentes letivas, começando pelo “aprofundamento” das TIC no ensino básico e a “integração de áreas de competências digitais” no básico e secundário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exames nacionais deixam de ser feitos em papel até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião