Primeiros táxis voadores podem cruzar os céus da Europa em 2024

Regulador europeu para a aviação acredita que os primeiros táxis voadores poderão chegar em 2024, para transporte de passageiros ou carga.

Os europeus poderão começar a ver os primeiros táxis voadores nos céus já a partir de 2024, disse o regulador da aviação da Europa, citado pela Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês). Seja para transportes de passageiros ou para entrega de medicamentos, estes veículos estão cada vez mais perto de serem uma realidade, com várias empresas a anunciarem desenvolvimentos neste campo.

“Acredito que o uso comercial de táxis (aéreos) pode começar a acontecer em 2024 ou 2025”, disse Patrick Ky, diretor-executivo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) esta quarta-feira. O responsável citou números que indicam um mercado avaliado em 4,2 mil milhões de euros na Europa até 2030, criando 90.000 postos de trabalho. Cerca de 31% deste mercado iria concentrar-se em território europeu.

Protótipo de táxi voador que está a ser desenvolvido pela Rolls Royce.

A EASA já iniciou mesmo o processo de certificação de alguns projetos e espera que as primeiras aprovações para estes táxis voadores aconteçam em 2024, salientou Patrick Ky. A rapidez com que estes veículos entrarão em serviço dependerá ainda de aprovações operacionais, que avaliam fatores como os potenciais riscos e se os voos serão feitos em centros urbanos.

O regulador está focado em projetos que envolvam veículos pilotados para o transporte de passageiros, mas também que transportem e entreguem produtos, como medicamentos. Os veículos totalmente autónomos ainda estão a alguns anos de distância, sublinhou Patrick Ky.

A startup alemã Volocopter, por exemplo, e vários patrocinadores de outros projetos esperam ter os primeiros táxis voadores prontos a tempo dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A segurança é a principal preocupação à volta deste assunto, bem como o ruído.

Um estudo levado a cabo pela EASA, citado pela Reuters, concluiu que cerca de 71% das pessoas entrevistadas em seis áreas urbanas mostraram interesse em usar táxis aéreos ou os serviços de entrega a partir dos mesmos. 41% dos entrevistados considera que as atividades médicas de emergência sairiam beneficiadas com esta tecnologia. A maioria das pessoas mostrou preocupação com o impacto nos pássaros ou insetos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiros táxis voadores podem cruzar os céus da Europa em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião