Hoje nas notícias: Pensões no Estado, Salgado e Alstom

  • ECO
  • 21 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O valor médio das novas pensões da Função Pública subiu 21% para 1.328 euros por mês. Na justiça, destaque para a multa de 290 mil euros a Ricardo Salgado, que está em vias de prescrever. É ainda notícia a vontade de a Alstom, a segunda maior construtora de comboios do mundo, regressar a Portugal.

Novas pensões públicas sobem para 1.328 euros

O valor médio das novas pensões subiu, num ano em que houve mais funcionários públicos a reformar-se. A média está nos 1.328 euros por mês, 229 euros acima do valor médio observado em 2019, de acordo com o relatório do Conselho de Finanças Públicas. Considerando todos os aposentados do Estado, a pensão média subiu 13 euros em 2020, passando para 1.342 euros. O número de funcionários públicos a reformarem-se no ano passado foi o mais elevado desde 2016, quando foram contabilizadas novas 8.727 pensões. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Multa a Ricardo Salgado em vias de prescrever

Há três meses que um dos vários processos de contraordenação a Ricardo Salgado pelo Banco de Portugal está encalhado no Tribunal da Relação de Lisboa. E, mesmo que seja libertado em breve, há uma grande probabilidade de o antigo presidente do Banco Espírito Santo poder escapar ao pagamento de uma coima de 290 mil euros graças a procedimentos judiciais apresentados pelo ex-braço-direito, Amílcar Morais Pires, igualmente visado. O processo prescreve daqui a um mês, a 27 de junho. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

“Chegou a hora de a Alstom voltar a Portugal”

Gian Luca Erbacci, responsável pela Alstom (segundo maior construtor ferroviário mundial) foi o impulsionador dos comboios pendulares em Portugal. Em entrevista, admite que a empresa esteve afastada do país, mas foi “principalmente pela ausência de grandes projetos ferroviários no mercado português”. Agora, “atendendo à lista de investimentos que Portugal quer realizar” considera ser “o momento certo para voltar a entrar” no país. Leia a entrevista completa no Jornal Económico (acesso pago, link indisponível)

Só um colégio e uma escola pública tiveram média negativa

Apenas duas das 512 escolas, uma pública e outra privada, tiveram uma média negativa nos exames nacionais do ensino secundário no ano passado: a Escola Secundária José Cardoso Pires (Lisboa, média de 9,2) e o Externato Académico (Porto, média de 9,93). Em 2019 mais de 100 tinham média negativa, o que mostra que as novas regras impostas pela pandemia vieram ajudar os alunos. Leia a notícia completa no Diário de Notícias

Secretário de Estado vê problema no “modelo de recrutamento de professores”

O secretário de Estado Adjunto e da Educação reconhece falhas no “modelo de recrutamento de professores”, afirmando ser preciso “uma reflexão profunda” sobre o tema, que permita que as escolas possam recrutar docentes fora do concurso nacional. João Costa afirma não ser adepto de rankings de escolas, por considerar não serem justos nem refletirem o trabalho de muitos professores. Admite, contudo, que para muitas escolas melhorarem, é preciso ir mais longe. Leia a entrevista completa no Público

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pensões no Estado, Salgado e Alstom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião