Gentiloni: “Não devemos satisfazer-nos com uma retoma ao nível pré-pandemia”

O comissário europeu para a economia, Paolo Gentiloni, apelou esta sexta-feira para que a União Europeia não se satisfaça com uma retoma para o nível pré-pandemia.

O comissário europeu para a economia, Paolo Gentiloni, afirmou esta sexta-feira, após a reunião do Eurogrupo, que “não devemos satisfazer-nos com uma retoma ao nível pré-pandemia”. O desafio é ter um “crescimento mais forte e mais sustentado” no futuro, disse.

O italiano descreveu que, depois de uma recessão técnica no quarto trimestre de 2020 e no primeiro trimestre de 2021, a economia europeia vai ter uma retoma já no segundo trimestre deste ano, mas principalmente em todo o segundo semestre. Porém, recordou que a “situação económica continuará a ser divergente entre diferentes países, setores e cidadãos”, assumindo que há o risco de ter “sequelas e danos permanentes” provocados pela crise pandémica.

Portanto, “não podemos retirar os apoios aos trabalhadores e às empresas muito rapidamente”, rematou, avisando que será preciso “gerir cuidadosamente” a transição de medidas de emergência para a nova fase de recuperação.

Com base nas previsões de primavera da Comissão Europeia, Gentiloni reafirmou que o PIB europeu deverá recuperar os níveis pré-pandemia no primeiro semestre de 2021. Porém, “não devemos satisfazer-nos com uma retoma ao nível pré-pandemia“. “Não queremos apenas uma retoma. Queremos um crescimento mais forte, mais estável e mais sustentável”.

Para alcançar essa ambição, é preciso que o dinheiro europeu do Próxima Geração UE, a “bazuca” europeia, chegue aos países o mais rapidamente possível. Com esse objetivo em mente, Gentiloni disse que pediu aos cinco países que ainda não ratificaram a legislação dos recursos próprios para o fazer o mais rapidamente possível. Se o fizeram, a expectativa do comissário europeu é que os primeiros fundos possam chegar aos países antes da paragem do verão (isto é, até ao final de julho).

Lagarde diz que apoios orçamentais e monetários continuarão a ser necessários nos próximos meses

Também presente na conferência de imprensa, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) alinhou com o discurso da Comissão Europeia sobre a recuperação da economia, que está em andamento mas que também terá “divergências”.

“Esta recuperação está a acontecer porque houve coordenação das políticas” económicas na Zona Euro, argumentou, assinalando que, “dada a incerteza”, estas políticas “continuarão a ser necessárias nos próximos meses para nos assegurarmos que a recuperação está bem ancorada e para que se possa ter uma recuperação forte e sustentada”. Lagarde deixou também uma palavra para os mais afetados pela crise que só recuperarão em 2023.

(Notícia atualizada às 13h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gentiloni: “Não devemos satisfazer-nos com uma retoma ao nível pré-pandemia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião