De 0 a 100 pontos. Telemóveis vão passar a ter rótulo energético

  • ECO
  • 25 Maio 2021

A partir de junho, os novos Samsung, Huawei, Motorola, Nokia, OnePlus, Alcatel, Xiaomi e ZTE vão passar a ter um rótulo energético, calculado com base em 19 critérios.

Os telemóveis vão passar a ter um rótulo energético, numa escala de zero a 100 pontos, calculado com base em 19 critérios diferentes. A iniciativa junta os cinco maiores grupos de telecomunicações da Europa, que vão ajudar os consumidores a identificar e comparar os equipamentos mais sustentáveis. Há já 12 marcas aderentes.

Durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos são as cinco áreas-chave que vão permitir atribuir uma pontuação aos novos modelos de telemóveis, num cálculo que terá em conta 19 critérios diferentes, refere a Vodafone, em comunicado enviado esta terça-feira.

Após uma análise detalhada, cada telemóvel receberá uma pontuação global de Eco Rating, numa escala de zero a 100 pontos, correspondente ao desempenho ambiental do equipamento ao longo de todo o seu ciclo de vida. A iniciativa junta os cinco maiores grupos de telecomunicações da Europa — Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone.

São já 12 as marcas aderentes — Bullitt Group (CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola/Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung, TCL/Alcatel, Xiaomi e ZTE –, mas espera-se que mais marcas venham a aderir. “O Eco Rating permitirá aos operadores e promoverem uma classificação mais ampla dos telemóveis e comprovar a procura por equipamentos mais sustentáveis”, lê-se.

Citados em comunicado, os CEO’s das cinco operadoras referem que “construir um futuro mais sustentável é responsabilidade de todos nós” e, por isso, acreditam que “este é o momento certo para implementar o rótulo Eco Rating”, que “irá promover a transparência e contribuir para a sensibilização do impacto ambiental dos telemóveis”.

A partir de junho, estes cinco operadores vão introduzir os rótulos Eco Rating nos pontos de venda, nos 24 países europeus onde estão presentes, incluindo Portugal. Os clientes podem saber mais sobre a iniciativa e verificar como é calculada a classificação neste site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De 0 a 100 pontos. Telemóveis vão passar a ter rótulo energético

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião