Fórum Ibérico Insurtech prepara ponte luso-espanhola para a América Latina

  • ECO Seguros
  • 25 Maio 2021

Uma aliança entre a associação portuguesa fintech e insurtech (AFIP), a congénere madrilena de inovação financeira e o município da capital espanhola prepara fórum ibérico e escala internacional

O cluster Madrid Capital FinTech (MAD FinTech) e a Associação Fintech e InsurTech Portugal (AFIP) selaram um acordo que dá origem ao Fórum Ibérico InsurTech. Segundo anunciado pela associação que representa o cluster madrileno da inovação fintech (ECOfin.es), a aliança entre portugueses e espanhóis pretende promover a inovação no setor segurador.

Na imagem (@ECOfin.es): Da esquerda para a direita, Luís Miguel Vieira e João Mota (AFIP) e Salvador Molina (MAD FinTech).

A ambição que agora passa a ter abrangência ibérica e transatlântica, é assumida pelo ECOfin.es, um fórum promovido pelo município da capital espanhola, e que resulta de um protocolo de colaboração entre as 3 entidades, Mad FinTech, Ayuntamiento de Madrid e a AFIP.

O lançamento da primeira aliança ibérica para os setores fintech e insurtech vai criar uma “ponte de colaboração” entre entidades aderentes
(de cada uma das associações) e os signatários do protocolo, para “facilitar novos negócios e promoção conjunta de fóruns de atividade em Espanha e em Portugal, mas também em outros países”, adianta a comunicação do forum ecofin.es.

Sustentando a vocação internacional da aliança, os promotores vizinhos afirmam que “Portugal é um dos países que mais promove a criação de startups graças a um quadro fiscal e empresarial “que se está a instalar na Europa”. Por seu lado, “Madrid é a região mais dinâmica de Espanha quando se trata de criar uma empresa e estabelecer contacto com outras, em parte devido ao seu papel de ponte entre a Europa e a América Latina,” refere.

Através da AFIP “Banca Seguros Blockchain Roboadvisers, Portugal canaliza projetos inovadores que aplicam tecnologia em empresas dos setores Financeiro e Seguros”, um papel “semelhante ao desenvolvido pelo agrupamento de Madrid Capital FinTech (MAD FinTech) em Espanha, e que assegurará um quadro internacional de colaboração que irá beneficiar todos os membros de ambas as entidades”, salienta a mesma fonte.

O acordo que une os dois lados da fronteira “permitirá promover o Fórum Iberian InsurTech, o primeiro evento InsurTech na Península Ibérica, um encontro híbrido cara-a-cara que terá também dois locais em Madrid e Lisboa, dos quais serão dados detalhes nas próximas semanas para que as empresas interessadas em participar o possam fazer,” adianta a contraparte madrilena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum Ibérico Insurtech prepara ponte luso-espanhola para a América Latina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião