AHRESP pede revisão dos critérios de acesso ao financiamento bancário
Os empresários da restauração e do alojamento turístico "têm experienciado muitas dificuldades" em conseguir financiamento junto dos bancos. Pedem revisão dos critérios de acesso.
De olhos postos na retoma do turismo que esperam vir a acontecer nos próximos meses, os empresários da restauração e do alojamento estão a procurar apoio bancários para requalificar os espaços ou até mesmo criar novos estabelecimentos. O problema é que, denuncia a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), têm tido “muitas dificuldades” e, por isso, pedem uma revisão dos critérios de acesso.
“As empresas de restauração e similares e de alojamento turístico têm experienciado muitas dificuldades em conseguir financiamento por parte das instituições bancárias, devido a análises de risco muito rigorosas“, diz a associação, em comunicado enviado esta quinta-feira.
Relembrando a importância do turismo para a “competitividade” do país, a AHRESP defende que “sejam revistos e flexibilizados os critérios de acesso a financiamento bancário” por parte destas empresas, uma vez que “é fundamental que os empresários desta atividade sejam dotados de condições financeiras apropriadas ao desenvolvimento dos seus negócios”.
Isto porque, lê-se, à espera da recuperação do turismo, que deverá começar no verão, muitos empresários estão a apostar na requalificação dos espaços e até mesmo na abertura de novos estabelecimentos.
As esperanças estão depositadas nos portugueses (mercado interno), mas também em certas nacionalidades como os britânicos, que começaram a chegar há uns dias, e ainda nos espanhóis, franceses e alemães.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AHRESP pede revisão dos critérios de acesso ao financiamento bancário
{{ noCommentsLabel }}