Grupo belga investe 50 milhões na Lingote para construir nova unidade industrial em Fafe

O grupo belga Corialis vai investir 51 milhões na construção de uma nova unidade fabril em Fafe. Com esta ampliação, a Lingote quer contratar mais 260 colaboradores e duplicar o volume de negócios.

Nem a pandemia, impediu o grupo belga Corialis, que adquiriu, o ano passado a empresa Lingote Alumínios de investir 51 milhões de euros na construção de uma nova unidade fabril com uma área total de 40 mil metros quadrados. Com a expansão, o grupo pretende contratar cerca de 260 colaboradores num universo de cinco anos.

A nova unidade de extrusão e lacagem de alumínio vai localizar-se a 500 metros da fábrica atual da Lingote que está instalada na Zona Industrial do Socorro, em Fafe, recaindo uma parte (nove mil metros quadros) em plena Reserva agrícola. Mas a empresa viu o seu investimento ser classificado de “relevante interesse público”, num despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, estando assim autorizada a construir e a avançar com o projeto. As obras vão arrancar ainda este ano e devem estar concluídas em meados do próximo.

O ano passado a Lingote faturou 47 milhões de euros, mas a ambição do grupo é chegar aos 100 milhões de euros com esta expansão. O CEO da Lingote, André Costa, conta ao ECO que o objetivo da Corialis é duplicar a área, o volume de negócios e o número de colaboradores da Lingote num futuro próximo. “Queremos tornar-nos num player maior a nível ibérico e crescer”, destaca o novo CEO da empresa.

Em ano de pandemia, o volume de negócios da empresa sofreu uma redução ligeira, mas o CEO da Lingote destaca que a nível económico “não houve um impacto significativo devido à pandemia”.

A Lingote iniciou a atividade em 1994, emprega cerca de 280 trabalhadores e assume-se como o segundo maior player de extrusão de alumínio em Portugal. Exporta 50% da produção, sendo que os principados mercados são Espanha, França e alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O grupo belga Corialis, controlado pela CVC Capital Partners SICAV-FIS, referência europeia no fornecimento de sistemas de perfis de alumínio, está presente em sete países, em dois continentes diferentes, emprega mais de 2000 trabalhadores e apresentou, no ano de 2019, um volume de negócios de 514 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo belga investe 50 milhões na Lingote para construir nova unidade industrial em Fafe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião