5 coisas que vão marcar o dia

O último dia de um mês que é positivo para as bolsas será cheio de indicadores económicos que permitirão avaliar o impacto do desconfinamento no país.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) atualiza as projeções económicas para Portugal esta segunda-feira e serão divulgados uma série de dados estatísticos relativos a inflação, emprego e produto interno bruto (PIB). No último dia do mês acaba ainda o prazo para pagar o IMI.

Terceiro mês seguido no verde para Lisboa

Maio encerra esta segunda-feira e deverá ser mais um mês positivo para as principais bolsas europeias. Após janeiro e fevereiro terem sido negativos, o índice português PSI-20 prepara-se para fechar maio com um ganho na ordem dos 4%, com a ajuda do BCP, que acumula uma valorização mensal de quase 40%. Será o terceiro mês consecutivo de subidas para a bolsa portuguesa, que se aproxima assim do Stoxx 600 e do S&P 500, que só tiveram perdas mensais em janeiro.

OCDE revê projeções para Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) atualiza, na manhã desta segunda-feira, as projeções económicas para Portugal. As últimas foram feitas em dezembro, numa altura em que o segundo confinamento ainda não tinha sido decretado, mas a progressão da vacinação também não era ainda conhecida. Nessa altura, a organização apontou para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 1,7% em 2021 e 1,9% em 2022.

Inflação, emprego e turismo em foco

Em termos de dados económicos vai ser um dia cheio, a começar pela divulgação pelo Instituto Nacional de Estatísticas da estimativa rápida do índice de preços no consumidor relativo a maio de 2021. Há ainda dados das estimativas mensais de emprego e desemprego e da atividade turística, ambos em abril, que vão permitir avaliar a evolução da economia portuguesa com o desconfinamento. Por último, há ainda contas nacionais trimestrais do primeiro trimestre de 2021.

Dinheiro nos depósitos em recordes

O Banco de Portugal vai atualizar as estatísticas relativas aos empréstimos e depósitos bancários no país. Os últimos dados conhecidos — referentes a março, ou seja, o mês em que se iniciou o desconfinamento em território nacional — indicam que os portugueses continuam a reforçar as poupanças que têm nos bancos, tendo 164,6 mil milhões de euros em depósitos bancários, ou seja, o valor mais elevado de sempre.

Termina o prazo para pagar o IMI

Esta segunda-feira é ainda o último dia que os proprietários têm para pagar a primeira ou única prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), dependendo do valor que este tiver. O pagamento pode ser feito de várias formas, entre elas o multibanco ou MB Way, e quem se atrasar incorre em avultadas sanções.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião