Após recorde, dívida pública desce para 272,7 mil milhões em abril

A dívida pública, na ótica de Maastricht, desceu 2,5 mil milhões de euros em abril para os 272,7 mil milhões de euros. O rácio tinha subido para um novo máximo de 137,1% do PIB no primeiro trimestre.

A dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), diminuiu 2,5 mil milhões de euros em abril para os 272,7 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em março, a dívida pública tinha atingido um recorde nos 275,3 mil milhões de euros e o rácio terminou o primeiro trimestre num novo recorde: 137,1% do PIB.

Em abril de 2021, a dívida pública situou-se em 272,7 mil milhões de euros, uma redução de 2,5 mil milhões de euros face ao mês anterior“, revela o banco central, explicando que “esta redução refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida“. Em causa está uma obrigação de oito mil milhões de euros que foi reembolsada a 15 de abril, de acordo com o boletim do IGCP.

Quanto ao rácio de endividamento público, este subiu 3,5 pontos percentuais no primeiro trimestre face ao quarto trimestre de 2020 (133,6% do PIB). Este é o resultado de dois efeitos: por um lado, o PIB contraiu 3,3% no primeiro trimestre face ao quarto trimestre; por outro lado, o montante mensal da dívida pública cresceu 4,8 mil milhões de euros no primeiro trimestre.

Dívida pública desce 2,5 mil milhões de euros entre março e abril

Fonte: Banco de Portugal.

Apesar desta subida no início de 2021, a expectativa é que o rácio diminua nos próximos trimestres dada a forte recuperação da economia, o que deverá levar a crescimentos do PIB de dois dígitos no segundo trimestre. A previsão do Governo é chegar ao final do ano com um rácio da dívida pública de 128% do PIB, menos 5,6 pontos percentuais do que o de 2020. Esta previsão tem subjacente um crescimento anual da economia de 4% e um défice de 4,5% do PIB em 2021.

Sobre os dados mensais, os números do banco central revelam ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas — a chamada “almofada financeira” — baixaram 5,5 mil milhões de euros para os 19,3 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 253,4 mil milhões de euros.

A próxima atualização dos dados do endividamento público ocorre a 1 de julho.

(Notícia atualizada às 11h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após recorde, dívida pública desce para 272,7 mil milhões em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião