Hoje nas notícias: Procuradoria europeia, hidrogénio e ANA

  • ECO
  • 1 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Entre as manchetes desta manhã encontra-se uma entrevista ao procurador europeu nomeado pelo Governo, que garante que o processo foi feito “de acordo com as regras”. Jornais dão também conta de que a EDP e a Galp não vão fazer parte do projeto de hidrogénio verde. Já a ANA Aeroportos registou prejuízos pela primeira vez, de 80 milhões em 2020. Quanto à vacinação, há enfermeiros a serem contratados para os centros com remunerações diferentes, variando consoante a zona. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

José Guerra garante que foi nomeado “de acordo com as regras”

No dia em que arranca a Procuradoria Europeia, o procurador europeu nomeado pelo Governo garante que foi nomeado “de acordo com as regras” e que não deve “nada a ninguém”. “Não tinha que me demitir por factos que não me eram imputáveis”, afirma José Guerra em entrevista ao Público. O magistrado de 60 anos passou os últimos 13 anos em instituições europeias ligadas à justiça. “Como é sabido, o Conselho já afirmou, creio que mais do que uma vez, que o processo foi totalmente regular pelo que, da minha parte, gostaria de encerrar definitivamente este assunto”, apela.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Projeto de hidrogénio verde não contará com EDP e Galp

O consórcio H2 Sines, um projeto de 1,5 mil milhões de euros de investimento para produzir hidrogénio verde, deixou de contar com a EDP e a Galp. Segundo o Dinheiro Vivo, as duas empresas anunciaram as restantes do consórcio da sua saída. Apesar destas duas baixas, o projeto continua e uma fonte próxima do processo diz que “até vai ficar melhor” uma vez que “fica um projeto independente e mais internacional”. Mantêm-se no consórcio a REN, Martifer, Vestas e Engie.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Pandemia leva ANA a prejuízos de 80 milhões

A ANA – Aeroportos de Portugal registou prejuízos de 79,7 milhões de euros em 2020, devido à “crise sem precedentes” que a pandemia provocou. Números comparam com lucros de 303 milhões de euros no ano anterior. Foi a primeira vez que a concessionária dos aeroportos nacionais teve resultados negativos, com as receitas a recuarem quase 70%.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

280 mil famílias têm crédito em moratória

Mais de 280 mil as famílias e empresários em nome individual têm o pagamento das mensalidades à banca, de empréstimos para comprar casa, automóvel ou outros bens e serviços, suspenso, no âmbito do sistema de moratórias criado devido à pandemia. Ainda assim, o volume global dos créditos por saldar, por empresas e particulares, baixou para os 39,3 mil milhões de euros em abril.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Enfermeiros ganham até três vezes menos consoante quem os contrata para vacinar

As câmaras municipais e as administrações regionais de saúde (ARS) têm recorrido a empresas externas para contratar profissionais de enfermagem para os centros de vacinação distribuídos pelo país, devido à elevada necessidade. Isto tem feito com que os valores pagos em regime de recibos verdes aos enfermeiros variem muito consoante o concelho, sendo que a remuneração por horas numas zonas chega a ser o triplo de outras.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Procuradoria europeia, hidrogénio e ANA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião