Hoje nas notícias: Dividendos da CGD, Meo e perdas na saúde

  • ECO
  • 4 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A pandemia teve um impacto negativo nos maiores grupos de saúde privados, que acabaram assim por registar prejuízos em 2020. Já pelos hotéis já se sente o efeito da retirada de Portugal da “lista verde” do Reino Unido, com uma “catadupa” de cancelamentos de reservas. No mundo dos negócios, a CGD quer dar mais 300 milhões ao Estado, enquanto a venda da Meo tem interessados em Espanha. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

CGD quer pagar 300 milhões em dividendo extra ao Estado

A Caixa Geral de Depósitos já pagou 83,6 milhões de euros ao Estado em dividendos este ano, relativos aos lucros de 2020. Mas poderá vir a pagar mais. O banco público está a ponderar o pagamento de mais 300 milhões de euros de dividendo extraordinário ao Estado no final deste ano, adianta o Jornal de Negócios. A decisão vai depender da recomendação do Banco Central Europeu (BCE) para os dividendos da banca europeia, a qual poderá ser revista em setembro.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Venda da MEO atrai Orange, MásMóvil e fundos

A Altice Europe está a estudar a venda da antiga Portugal Telecom (PT), um negócio que pode valer entre seis a sete mil milhões de euros. A Altice Portugal é o maior operador do mercado português e há vários potenciais candidatos, segundo o Expresso. É o caso da francesa Orange, que já foi parceira da Nos, do fundo KKR, que foi dono da Nowo e da Oni Telecom, e ainda o caso da espanhola MásMóvil, a nova dona da Nowo e uma das empresas que comprou espectro no leilão do 5G.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Pandemia leva privados da saúde a fechar 2020 com resultados negativos

Com a pandemia, que levou a maiores gastos e também uma redução da atividade assistencial, três dos maiores grupos privados de saúde em Portugal acabaram por fechar o ano passado com prejuízos. Em 2020, o grupo Luz Saúde registou resultados negativos de 16,3 milhões de euros, a CUF teve prejuízos de 23,8 milhões e a Lusíadas Saúde de 18,5 milhões de euros. Ainda assim, todos seguiram com os planos de investimentos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Hotéis têm cancelamentos em “catadupa” com saída de Portugal da “lista verde”

O Reino Unido decidiu excluir Portugal da “lista verde” dos destinos seguros a partir da próxima terça-feira, provocando “cancelamentos de reservas em catadupa”, segundo avança Raul Martins, o presidente da Associação de Hotéis de Portugal. A região do Algarve é a que está a sofrer o maior impacto com esta decisão, onde “a situação é dramática”.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Cursos com média superior a 17 valores poderão abrir mais vagas

Um grupo de trabalho que estudou o processo de fixação de vagas no próximo Concurso Nacional de Acesso sugere ao Governo que aumente em até 15% as vagas disponíveis nos cursos cuja média de entrada seja superior a 17 valores. Além disso, sugerem um ajustamento da oferta no concurso especial de acesso a estudantes da via profissionalizante. A decisão terá ainda de ser tomada pelo Ministério do Ensino Superior.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Dividendos da CGD, Meo e perdas na saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião