Otimismo aproxima Wall Street de novo máximo histórico

As bolsas norte-americanas voltam a subir esta sexta-feira, perto de um novo recorde, naquela que deverá ser a quarta semana consecutiva de ganhos em Wall Street.

As bolsas norte-americanas abriram em alta ligeira e o S&P 500 aproxima-se de um novo máximo histórico, perante o alívio dos receios em torno da subida da inflação e um maior otimismo dos investidores quanto à recuperação da economia.

Wall Street caminha rumo à quarta semana consecutiva de ganhos, com o índice de referência a subir 0,12%, para 4.244,29 pontos, depois de ter batido um recorde na sessão anterior. O industrial Dow Jones sobe mais, avançando 0,24%, para 34.548,16 pontos. Já o tecnológico Nasdaq negoceia pouco alterando, somando 0,04%, para 14.026,35 pontos.

Alguns analistas acreditam que o risco de inflação elevada e persistente está, para já, totalmente vertido nos preços dos ativos de risco. A contribuir para esta hipótese está o facto de as bolsas terem subido na quinta-feira mesmo depois de o Departamento do Trabalho ter revelado que a taxa de inflação acelerou para 5% em maio, em termos homólogos, a leitura mais alta dos últimos 13 anos.

No entanto, os pedidos de subsídio de desemprego na semana passada caíram para um novo mínimo desde a pandemia, contribuindo para o otimismo dos investidores. As atenções voltam-se agora para a próxima reunião da Fed, agendada para a semana que vem, através da qual os mercados voltarão a testar o compromisso de Jerome Powell com a política monetária de juros baixos.

Neste contexto, a Amazon avança 0,22%, para 3.356,99 dólares, enquanto a fabricante de placas gráficas NVidia soma 1,28%, para 705,91 dólares. O destaque, porém, está no setor farmacêutico: as ações da Novan disparam 91,37%, para 17,3 dólares, depois de a empresa de biotecnologia ter reportado avanços nos ensaios clínicos daquele que poderá ser o primeiro fármaco para tratar um tipo de infeção na pele.

As chamadas meme stocks, as ações favoritas dos pequenos investidores do Reddit, também voltam a subir ao palco. É o caso da cadeia de cinemas AMC, que ganha 2,34%, mas também da GameStop. A retalhista de videojogos, um clássico entre os investidores de retalho, dispara mais 7,99%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Otimismo aproxima Wall Street de novo máximo histórico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião