Economia do euro “na direção certa” para o fim das compras do BCE

Lagarde alerta que "não está a sugerir que o programa de compras de dívida [de 1,85 biliões de euros] vai terminar a 31 de março de 2022", mas a economia está a ir na "direção certa".

Christine Lagarde está confiante na recuperação da economia europeia. A presidente do Banco Central Europeu (BCE) vê o PIB da Zona Euro a voltar a níveis pré-pandemia no arranque do próximo ano, o que poderá levar a autoridade monetária a pôr termo à “bazuca” lançada em março de 2020. O programa de compras de dívida pode estar a chegar ao fim, “mas temos muita flexibilidade”.

Em entrevista ao Político (acesso livre), Lagarde diz que “provavelmente, estaremos de volta aos níveis de dezembro de 2019 [antes da pandemia] — se a variante Delta, a da Índia, não arruinar os nossos planos — no primeiro trimestre de 2022“. “É um trimestre antes do que tínhamos projetado em março”, refere a presidente do BCE, numa entrevista realizada após a revisão em alta das projeções macroeconómicas para a Zona Euro.

“Temos de levar a economia da pandemia para a fase da recuperação, que agora começou. Temos de ancorar a recuperação”, diz, acrescentando que a “recuperação tem de ser firme, sólida e sustentável”.

Perante esta projeção de recuperação da economia, Lagarde alerta que “não está a sugerir que o programa de compras de dívida [de 1,85 biliões de euros] vai terminar a 31 de março de 2022“. Diz que o BCE “tem muita flexibilidade”.

Questionada sobre se pode terminar nessa data, Lagarde lembra que o programa era muito específico ao indicar que iria “funcionar até, pelo menos, março de 2022”. No entanto, “a nossa projeção, e o desenho do programa, parece apontar na direção certa. Mas, como já disse, ainda é muito cedo para debater esse tema”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia do euro “na direção certa” para o fim das compras do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião