Hoje nas notícias: IMI, taxa no take away e alunos com Covid

  • ECO
  • 15 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No plano económico, a OCDE considera que deveria haver “menos IMT ou selo, e mais IMI” nos imóveis em Portugal. Ao mesmo tempo, e ainda no plano da habitação, os portugueses têm que trabalhar 11 anos sem gastar para comprar casa. O Governo prepara-se para criar uma tara sobre as embalagens de take away. A marcar o dia está ainda a notícia de que há mais de oito mil alunos em isolamento devido à Covid-19, sendo que a maior parte diz respeito aos estudantes da região de Lisboa e Vale do Tejo.

OCDE quer mais IMI e menos impostos na venda de imóveis

Segundo um estudo sobre habitação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), deveria haver “menos IMT ou selo, e mais IMI”, pois “os impostos sobre as transações aumentam os custos da mobilidade e desincentivam-na”. E, continuam, é a mobilidade que mais pode levar a uma maior dinamização e a um ajustamento do mercado imobiliário. Estados como o Reino Unido ou Países Baixos já começaram a implementar esta política.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Portugueses têm que trabalhar 11 anos sem gastar para comprar casa

Uma família portuguesa precisaria de 11,4 anos de rendimento disponível para conseguir comprar uma casa de 100 metros quadrados, sem ter que recorrer a empréstimos, de acordo com os cálculos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), que constam no relatório Brick by Brick: Building Better Housing Policies. Partindo da análise da última década, os portugueses precisam de trabalhar um pouco mais para conseguirem comprar uma casa de uma dimensão semelhante, que corresponderá a um T3. Em 2010, utilizando a mesma métrica, seriam precisos 9,5 anos para acumular o mesmo valor.

Leia a notícia no Diário de Notícias (acesso livre).

Mais de oito mil alunos em isolamento devido à Covid-19

A poucas semanas do final do ano letivo, há, pelo menos, 8.700 alunos em casa isolamento profilático por causa da Covid-19, de acordo com os dados cedidos ao Público junto dos coordenadores regionais para a pandemia. Com o aumento de casos a subir na região de Lisboa e Vale no Tejo é também nesta região onde existem mais alunos em isolamento: 6.407. Já na região Centro há 1.053 alunos das escolas em isolamento, no Algarve 21, ao passo que no Norte apenas foi possível saber os dados relativos a Paredes de Coura e a Braga, sendo que nestes dois concelhos estão em causa 1.056 alunos e funcionários.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Clientes vão passar a pagar taxa pelas embalagens de take away

O Governo prepara-se para criar uma taxa sobre as embalagens de comida ao domicílio. Esta taxa será cobrada a partir de 2024 e o valor ainda não está definido. Se os clientes quiserem ser ressarcidos desta despesa terão que evolver as embalagens de take away aos restaurantes para serem reutilizadas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

João Miranda sai da Frulact e diz que não se sentiu “útil”

João Miranda saiu definitivamente da Frulact, um ano e meio depois da empresa ter sido vendida à francesa Ardian. O próprio indicou, ao apresentar a justificação para ter abandonado a terceira maior fabricante mundial de preparados à base de fruta, que ser presidente do Conselho de Administração não se enquadra no seu perfil. “Não fiz o que gostava nem fiz o que queria, por isso mesmo não me senti útil”, declarou.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IMI, taxa no take away e alunos com Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião