Ranking: Imunidade no grupo das 20 maiores corretoras do mundo

  • ECO Seguros
  • 15 Junho 2021

Crescendo negócios entre 3% e 5% o top mundial das corretoras em 2020 revelou resistência à Covid-19. Consolidações estão em marcha para além da AON/Willis. Veja a lista das 20 maiores.

A Marsh & McLennan manteve a liderança entre as maiores corretoras do mundo com receitas de corretagem de cerca de 14 mil milhões de dólares norte-americanos (USD), revela o ranking 2020 das maiores corretoras globais elaborada pela Insuramore, uma empresa britânica de consultoria e serviços de marketing. Para empresa comandada por Dan Glaser deverá ser o último ano de liderança neste importante segmento do mercado segurador, já que a eminente união da AON com a Willis Towers Watson ( 2ª e 3ª no ranking 2020) resultará em receitas conjuntas de cerca de 18,4 mil milhões de USD.

As 20 maiores obtiveram 117, 7 mil milhões de USD de comissões e serviços de corretagem em 2020, significando um crescimento para estas empresas de 3% a 5% no seu volume de negócios relativamente a 2019. Esta indiferença à pandemia também foi acentuada, segundo a Insuramore, por movimentos de consolidação no top das 250 maiores do mundo. A concentração torna-se cada vez mais evidente: As 20 maiores significam 47,8% do mercado mundial, mas só as 5 primeiras representam mais de um terço da corretagem mundial.

Este movimento de aquisições e fusões irá para além da AON/Willis durante este ano. Segundo a consultora, está prevista a compra do A-Plan Group pela Howden Group Holdings, da ASCOMA pela Chedid Capital, da Be Wiser pelo Ardonagh Group; a divisão de corretagem da BGC Partners pelo Ardonagh Group, a Bollington Wilson Group pela Arthur J. Gallagher, a Brightside by Markerstudy, a Confie pela Alliant; a PayneWest Insurance epla Marsh & McLennan, a Voogd & Voogd pela Heilbron Groep, a Wirtschafts-Assekuranz Gruppe pela MRH Trowe e ainda a Worldwide Facilities pela Amwins.

Sem ainda se saber quais as reais consequências da fusão AON/Willis em Portugal, tudo aponta para que se mantenham em concorrência, também a Gallagher está a a desempenhar um papel nos remédios que as autoridades de concorrência em cada país vão exigindo à AON e à Willis. Estas, e também a Marsh, têm representação direta em Portugal, liderada por portugueses. Já a Gallagher e a Lockton (4ª e 7ª deste ranking) estão representadas em Portugal pela corretora Costa Duarte. A Alliant é membro da Brokerslink, uma rede mundial de corretoras cuja principal dinamizadora é a MDS, líder no mercado nacional.

As Maiores corretoras do mundo em 2020 são:

 

Fonte : Insuramore; Valores no ano de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking: Imunidade no grupo das 20 maiores corretoras do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião