Hoje nas notícias: regras para dirigentes, PRR e Lisboa

  • ECO
  • 16 Junho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Executivo vai fazer alterações às regras dos dirigentes. No plano económico, esta terça-feira é dada “luz verde” ao Plano de Recuperação e Resiliência português e Bruxelas considera o plano “ambicioso e robusto”. Ao mesmo tempo, a situação epidemiológica de Lisboa continua a suscitar as maiores preocupações, o que leva os especialistas a pedirem uma ação imediata, no sentido de fazer retroceder a capital para a terceira fase do desconfinamento. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais.

Governo quer fazer alterações nos cargos dos dirigentes

O Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública prepara-se para fazer mexidas nos cargos dos dirigentes. As alterações passam pela redução do período em que um dirigente pode estar em substituição, bem como pelo ajustamento da duração das comissões de serviço, atualmente de cinco anos, em função da avaliação.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Bruxelas considera PRR português “ambicioso e robusto”

Num documento onde consta a fundamentação da proposta de aprovação feita pela Comissão Europeia, lê-se que a entidade considera o Plano de Recuperação e Resiliência português “ambicioso e robusto”. Neste documento lê-se ainda que Bruxelas acredita que Portugal verá o seu potencial reforçado tanto ao nível do crescimento, como da criação de empregos e resiliência económica, social e institucional.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Especialistas querem ação imediata em Lisboa

O aumento do número de infeções no concelho de Lisboa continua a aumentar e no sábado a capital passou já a linha vermelha dos 240 casos por 100 mil habitantes. Perante este cenário, os especialistas pedem uma ação imediata por parte do Governo, com um retrocesso para a terceira fase do desconfinamento já no próximo Conselho de Ministros, por forma a travar a mobilidade de pessoas, evitando situações de maior contacto, “estamos a perder tempo”, defendem.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Norte é o primeiro a avançar com recuperação de consultas em atraso

Lançado há três meses pelo Ministério da Saúde, o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários começa este mês. No Norte, a Administração Regional de Saúde deverá avançar ainda durante este mês, propondo-se recuperar metade da atividade perdida no ano passado devido à Covid-19. A região é a primeira a avançar.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Adão e Silva continua a receber na RTP

Pedro Adão e Silva (antigo dirigente do PS), nomeado pelo Governo para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai continuar a fazer comentário político, nomeadamente na RTP. Adão e Silva continuará, assim, a receber da televisão pública “de acordo com as tabelas” da RTP, mas a estação não revelou o valor.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: regras para dirigentes, PRR e Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião