Nas notícias lá fora: “Bazuca” europeia, automóveis e procura de trabalho pós-Brexit

  • ECO
  • 17 Junho 2021

O responsável antifraude da UE avisa que será difícil policiar o dinheiro da "bazuca". Venda de carros acelera na Europa. No mundo, ficaram por produzir 500 mil automóveis por causa da falta de chips.

O responsável antifraude avisa que será difícil policiar todo o dinheiro da “bazuca” europeia. Destaque também para um estudo que indica que o número de cidadãos da UE que procuram trabalho no Reino Unido caiu 36% desde o Brexit. A indústria automóvel que viu as vendas acelerarem na Europa, mas a falta de chips já produziu menos 500 mil carros por todo o mundo. O dia fica ainda marcado pela paralisação dos sites das principais companhias aéreas norte-americanas.

Financial Times

Responsável antifraude avisa que será difícil policiar todo o dinheiro da “bazuca” europeia

A União Europeia enfrenta um “grande risco” de abusos no seu fundo de recuperação pós-pandemia de 800 mil milhões porque alguns países se recusam a assinar um banco de dados de transações comum, advertiu o responsável antifraude do bloco europeu. Assim, pode haver dificuldades em monitorizar os fluxos financeiros, mesmo com os programas anticorrupção de Bruxelas, disse Ville Itala.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Guardian

Número de cidadãos da UE que procuram trabalho no Reino Unido caiu 36% desde o Brexit

O número de cidadãos da União Europeia que procura trabalho no Reino Unido caiu em mais de um terço desde o Brexit, de acordo com um estudo que expõe o impacto sobre os empregadores britânicos que lutam para recrutar pessoal. Segundo os números do site de empregos Indeed, trata-se de uma queda de 36% em maio em relação aos níveis médios de 2019. Os empregos na hotelaria e no setor de cuidados de saúde registaram as maiores quebras: 41%.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Vendas de carros na Europa aceleram, mas estão aquém de 2019

As vendas de automóveis na Europa estão a recuperar, mas continuam aquém dos níveis pré-pandemia. De acordo com dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), assistiu-se a um aumento de 53,4% nos registos de veículos em maio, a nível europeu. No acumulado do ano, há um crescimento de 29,5%, mas para um total inferior ao de 2019.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

El País

Falta de chips já travou produção de 500 mil carros

Há escassez de chips no mundo. E o setor automóvel está a ser fortemente penalizado por este cenário, estimando-se que a indisponibilidade de semicondutores já tenha travado a produção de cerca de meio milhão de veículos. Ainda assim, o presidente da Clepa, indicou que “o pior já terá passado e não é provável que a situação venha a deteriorar-se mais”.

Leia a notícia completa no El País (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

Reuters

Sites das principais companhias aéreas sofrem paralisações

Os sites das principais companhias aéreas americanas, American Airlines, Southwest Airlines, United Airlines e Delta Air Lines, estão em baixo, de acordo com o site de monitorização de interrupções Downdetector. O site indicava mil problemas na Southwest, 400 na Delta e 300 nas outras duas. A Southwest já se tinha visto obrigada cancelar quase 300 voos na quarta-feira e a atrasar mais de 500 devido a uma falha nos computadores.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: “Bazuca” europeia, automóveis e procura de trabalho pós-Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião