Covéa quer AXA XL Re e pode dar 5 mil milhões por ela

  • ECO Seguros
  • 29 Junho 2021

Depois de tentar a SCOR e a Partner Re, a mútua francesa aponta agora à AXA XL Re para juntar uma grande resseguradora ao grupo.

A Cóvea, mútua seguradora francesa com prémios anuais de cerca de 18 mil milhões de euros, está interessada na aquisição da AXA XL Re depois de recentemente ter falhado um acordo de 9 mil milhões para comprar a Partner Re à AXOR da família Agnelli. Já em 2018 tinha tentado a SCOR por 8,2 mil milhões e os acionistas desta recusaram, tendo mesmo classificado a oferta de Thierry Derez, o CEO da Covéa como “hostil, nada amigável”. Estes processos conflituosos começam a ser habituais em Derez.

A seguradora que conta 11,6 milhões de mutuários utiliza as marcas MAAF, MMA and GMF e tem uma rede de 2.493 empregados, agentes exclusivos e corretores para distribuição dos seus produtos. Entre as novas empresas que compõem o grupo está também a resseguradora Covéa Coopérations, negócio que a Covéa pretende desenvolver.

Pelo seu lado o grupo AXA pode ter pela frente um bom negócio, analistas afirmam que a ter um valor de mercado de 5 mil milhões de euros e lucros líquidos anuais de 400 milhões, a cotação é 12 vezes o resultado, valor acima do habitual de 8 do grupo AXA.

A AXA XL Re representa apenas 25% do seu negócio da AXA XL, companhia que resultou da aquisição da XL em 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covéa quer AXA XL Re e pode dar 5 mil milhões por ela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião