Chineses da Didi apostam em crescimento global após sucesso no IPO em Nova Iorque

A Didi, concorrente da Uber, já está a expandir-se nos mercados da Europa e da América do Sul, para além da China. Com o IPO, tem mais fundos para pôr a estratégia em marcha.

Os fundadores da chinesa Didi, plataforma de mobilidade rival da Uber, estão de olho na expansão global. A empresa tecnológica concluiu agora uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) em Nova Iorque, em que arrecadou 4,4 mil milhões de dólares — deverá começar a negociar em bolsa esta quarta-feira — e tem nos planos o crescimento do negócio para o resto do globo.

No prospeto do IPO, os líderes da Didi já sinalizavam que queriam ser uma empresa global, sendo que o modelo de negócio era “relevante” em mercados como América Latina, Rússia e África do Sul. O grupo é apoiado pelo SoftBank, Tencent Holdings e a Alibaba.

Um dos fundadores, Will Wei Cheng, “está muito interessado em transformar a Didi numa empresa global com um valor de mercado de 200 mil milhões de dólares”, segundo adiantou uma fonte à Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

A empresa já domina a indústria de plataformas de mobilidade na China, desde que “empurrou” com sucesso a Uber para fora daquele mercado. A norte-americana perdeu uma guerra de preços e acabou por decidir vender as suas operações na China para a Didi por uma participação em 2016. A Didi já tem também uma presença na Europa, que começou a arrancar no início deste ano, e na América do Sul.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses da Didi apostam em crescimento global após sucesso no IPO em Nova Iorque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião