Crédito y Caución duplica seguros de caução em Portugal

  • ECO Seguros
  • 30 Junho 2021

Os seguros de caução continuam o seu duelo com as garantias bancárias. A CyC, terceira maior empresa do setor agilizou e digitalizou processos, duplicou vendas e quer continuar a crescer.

Paulo Morais, diretor territorial da Crédito y Caución para Portugal e Brasil. “Agilização de processos e digitalização integral dos procedimentos contribuíram para o aumento da procura”.

A Crédito y Caución fechou o último exercício com um crescimento de 109% face ao ano anterior devido às soluções de caução lançadas em Portugal em 2018, afirma a companhia. A total digitalização dos procedimentos associados à gestão das apólices de caução e o maior interesse do mercado neste ramo de seguros, em detrimento das tradicionais garantias bancárias, são os principais fatores impulsionadores deste crescimento.

Segundo a empresa, a Crédito y Caución lançou as suas soluções de caução no mercado português para facilitar às empresas nacionais os procedimentos de adjudicação junto da Administração Pública, a nível nacional e internacional, e o cumprimento das imposições aduaneiras associadas à importação de bens.

“Apesar do ano difícil e da quebra generalizada da atividade económica, a Crédito y Caución conseguiu elevar a sua penetração no mercado de caução em Portugal com um incremento de 109% face a 2019”, refere Paulo Morais, diretor territorial da Crédito y Caución para Portugal e Brasil. “Acreditamos que todo o investimento realizado na agilização de processos e na digitalização integral dos procedimentos associados aos seguros de caução contribuíram para o aumento da procura”.

A Crédito y Caución é uma das principais operadoras europeia de seguros de caução, está presente em 50 países ma maioria dos casos através da marca Atradius. A empresa pertence ao grupo espanhol Catalana Occidente.

O seguro de caução constitui uma garantia que procura assegurar o cumprimento de uma obrigação por parte do cliente perante um terceiro, designado por beneficiário. A seguradora responsável pelo seguro de caução indemnizará o beneficiário pelos danos patrimoniais caso o tomador do seguro não cumpra os seus compromissos legais ou contratuais.

“Após analisarmos o risco técnico e financeiro de cada cliente, emitimos uma apólice que cobre o risco de incumprimento das suas obrigações legais para com o beneficiário”, explica Paulo Morais que acrescenta: “O nosso seguro de caução é a alternativa ideal para cobrir as necessidades legais ou contratuais de garantia com grandes vantagens face a outras possibilidades, como as garantias bancárias, já que reduz custos, não imobiliza saldos em conta, não é contabilizado na C.R.C do Banco de Portugal, nem ocupa os limites de crédito das empresas junto das entidades financeiras”.

A Crédito y Caución opera no mercado português desde 1997 no campo do seguro de crédito interno e à exportação, com uma quota de mercado de 25%. As atividades de caução geraram prémios de cerca de 410 mil euros em 2020, mais do dobro do ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito y Caución duplica seguros de caução em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião