BRANDS' ECO Mercadona abre nova loja no Porto. Prevê mais 7 até ao final do ano

  • BRANDS' ECO
  • 1 Julho 2021

A nova unidade é a terceira no Porto e inclui-se no plano de expansão da cadeia de supermercados espanhola em Portugal que prevê um investimento de 150 milhões euros em 2021.

A Mercadona abrirá, a 13 de julho, a terceira loja no Porto, na freguesia de Lordelo do Ouro, uma das mais antigas freguesias da cidade. Será a 22ª loja da cadeia em Portugal e a segunda a abrir neste ano. Este novo supermercado situa-se na Rua Diogo Botelho (entrada para o parque de estacionamento pela Rua da Pasteleira, nº 219), e criará 65 novos empregos na cidade, todos estáveis e de qualidade. Após ter terminado 2020 com 20 lojas em território nacional, as novas aberturas continuam a revelar a forte aposta da Mercadona no país, repercutindo-se na criação de quase 600 empregos ao longo do ano, com contratos efetivos desde o primeiro dia.

Esta loja, que conta com uma área de vendas de 1.900 m2, responderá ao Modelo de Loja Eficiente da empresa, terá 240 lugares de estacionamento, dos quais 10 destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica.

O novo supermercado da Mercadona no Porto abre a 13 de julho.

Este supermercado terá já implementado o conceito de Loja 6.25, inserido na Estratégia 6.25 da empresa que tem o triplo objetivo de, até 2025, reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, e que pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este novo supermercado doará, desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, instituição de solidariedade social local com mais de 55 anos de existência, com o qual assinou um protocolo de colaboração. Esta colaboração entre a Obra Diocesana do Porto e a Mercadona será diária, de segunda a sexta-feira, e consiste na doação de bens de primeira necessidade que representam uma valiosa ajuda na vida de quem mais precisa.

Mercadona em Portugal

A 2 de julho de 2019, a Mercadona alcançou um novo marco na sua história, com a abertura do seu primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. A esta inauguração somaram-se, durante esse ano, mais 9 lojas localizadas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro, tornando real o processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se tem vindo a consolidar ao longo destes quase cinco anos em Portugal.

Com a abertura de mais 10 lojas em 2020, atingindo as 20 lojas no país, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 186 milhões de euros. Com o objetivo de contribuir para a criação de riqueza no país, a Mercadona pagou 32 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia, onde se situam os novos escritórios inaugurados em junho de 2020. Durante o mesmo período, criou 800 novos empregos – todos sem termo – finalizando o ano com uma equipa de 1.700 colaboradores e um investimento de 113 milhões de euros. No âmbito do seu plano de responsabilidade social, a Mercadona colabora com diversas instituições sociais, locais e nacionais, às quais doou, em 2020, um total de 1.200 toneladas de produtos de primeira necessidade.

A Mercadona continua com o seu plano de expansão e a previsão para 2021 consiste em abrir um total de 9 lojas no país, com um investimento previsto de 150 milhões de euros e recrutará 600 pessoas, sempre com contrato efetivo desde o primeiro dia. Além disso, continuará com a sua aposta firme nos fornecedores nacionais, aos quais comprou, em 2020, produtos no valor de 208 milhões de euros. Se a este dado acrescentarmos os fornecedores de serviços e transporte, perfaz um total de 369 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercadona abre nova loja no Porto. Prevê mais 7 até ao final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião