Alojamento e restauração entregaram menos 270 milhões em IVA

  • ECO
  • 6 Julho 2021

Entre os setores onde pedir fatura com contribuinte dá benefícios no IRS, restauração e alojamento foram os mais penalizados pela pandemia.

Entre todos os setores onde pedir fatura com número de contribuinte dá um benefício no IRS, a restauração e o alojamento foram os mais afetados, com quebras superiores a 40% no IVA entregue ao Estado no ano passado. De acordo com o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscal de 2020, citado pelo Público (acesso pago), estes dois setores entregaram menos 270 milhões de euros em IVA ao Estado.

No alojamento e restauração, a base tributável de IVA baixou de 16 mil milhões de euros em 2019 para 9.470 milhões de euros em 2020, uma diferença de 6.560 milhões (menos 41%). Estes dois setores contribuíram com 360 milhões de euros em receitas de IVA, quando no ano anterior ao da pandemia representavam uma receita de 633 milhões, ou seja, deu-se uma quebra de 273 milhões (menos 43%).

À exceção dos veterinários, todas as atividades onde a emissão de faturas com NIF permite deduzir no IRS 15% do IVA tiveram uma quebra durante o ano passado devido às sucessivas restrições que foram sendo decretadas devido à pandemia. O relatório mostra que a retração da atividade nestes setores foi mais acentuada neste setor do que naqueles onde os consumos não dão direito à dedução à coleta no IRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alojamento e restauração entregaram menos 270 milhões em IVA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião