Literacia Financeira: APS espreita o risco

  • ECO Seguros
  • 7 Julho 2021

Um site dirigido a jovens foi o passo seguinte da associação dos seguradores para aumentar a literacia financeira em Portugal e dar a conhecer os riscos seguráveis a mais públicos.

José Galamba de Oliveira, pesidente da Associação Portuguesa de Seguradores, em entrevista ao ECO - 30MAI19
José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores: “Acredito que a literacia financeira é importante para uma cidadania mais plena, livre e informada”.Hugo Amaral/ECO

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lançou a plataforma digital “O Risco Espreita” para divulgar o seu programa de Literacia Financeira na área dos seguros. O site é um agregador de iniciativas e tem como objetivo promover o conhecimento sobre a importância do seguro e dos seus conceitos básicos, com particular foco nos mais jovens. Através de conteúdos informativos e recursos pedagógicos dedicados à literacia financeira, inclui os livros da coleção “Seguros e Cidadania” da autoria das escritoras de publicações infantojuvenis Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

A plataforma permite ainda aceder a um conjunto de outros recursos, com o objetivo alertar, de forma lúdica, para a importância do risco em diferentes situações: vídeos sobre grandes catástrofes mundiais ou QR codes que contemplam vídeos sobre questões relacionadas com os ciber riscos.

No site podem ainda ser consultadas as sete publicações da Coleção Seguros e Cidadania, dedicada ao 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (dos 6 aos 15 anos) em que os seguros são abordados num contexto literário, permitindo que uma leitura de lazer e também de aprendizagem para os alunos. Cada publicação contém uma ficha de leitura que poderá ser utilizada como recurso educativo pelos professores que pretendam utilizá-los em contexto de sala de aula ou de atividades letivas.

“A literacia financeira tem sido uma área de atuação de relevo da associação”, refere José Galamba de Oliveira, presidente da APS, “temos procurado desenvolver iniciativas, produzir conteúdos e estabelecer parcerias que nos permitam divulgar eficazmente a importância do seguro e dos seus conceitos básicos, em especial às gerações mais novas”.

A APS concebeu o site O Risco Espreita em parceria com o Sapo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Literacia Financeira: APS espreita o risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião