Nas notícias lá fora: Delta, Hungria e Ever Given

  • ECO
  • 7 Julho 2021

Incidência da Covid-19 em Espanha dispara com a variante Delta. Von der Leyen está sob pressão para suspender fundos à Hungria, enquanto navio que encalhou no Suez vai finalmente seguir viagem.

A pandemia continua a marcar a atualidade. Espanha tem a taxa de Covid-19 mais alta da Europa devido à variante Delta. Ainda em território espanhol, o Governo aprovou o reforço da reforma antecipada. A presidente da Comissão Europeia está a ser pressionada para suspender fundos à Hungria, enquanto o navio que encalhou no Suez vai finalmente seguir viagem. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia lá fora.

Financial Times

Incidência da Covid-19 em Espanha é já a mais alta da Europa

A variante Delta e o aumento das infeções entre os mais jovens, não vacinados, fizeram disparar a incidência da Covid-19 em Espanha, de acordo com uma análise do Financial Times. A taxa passou de 58 casos por 100 mil habitantes a 29 de julho para 156 casos por 100 mil habitantes na terça-feira. A variante Delta já representa, atualmente, cerca de 30% de todos os casos e tornar-se-á dominante por volta de 17 de julho. Em resposta ao aumento, a região da Catalunha, a mais atingida do país, vai reintroduzir restrições à vida noturna, enquanto Castela e Leão apela ao regresso do recolher obrigatório.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Von der Leyen sob pressão para suspender fundos à Hungria

A presidente da Comissão Europeia está a ser pressionada para que suspenda a atribuição de fundos europeus à Hungria, por causa das alegadas violações do Estado de Direito por parte do regime de Viktor Orbán. Segundo o The Guardian, os eurodeputados do comité orçamental do Parlamento Europeu têm apelado a Ursula von der Leyen para que utilize o mecanismo recentemente criado para travar as transferências de dinheiro da Europa aos países que não respeitem as leis e valores europeus.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Navio que encalhou no canal do Suez vai finalmente seguir viagem

O navio cargueiro que bloqueou o canal do Suez em março vai finalmente seguir viagem. O acordo que permite a libertação do navio foi finalmente alcançado após intensas negociações entre a Autoridade do Canal de Suez e a empresa proprietária do porta-contentores Ever Given.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês)

Cinco Días

Espanha aprova penalização nas reformas antecipadas

O Governo espanhol aprovou esta terça-feira em Conselho de Ministros o primeiro pacote de reforma das pensões acordado entre o Executivo e os parceiros sociais. Inclui, entre outras medidas, a atualização das pensões ao nível da inflação, um aumento do bónus para quem decidir adiar a reforma e um aperto dos coeficientes de redução para quem optar por se reformar mais cedo. Além disso, o Estado vai pagar cerca de 22 mil milhões de euros por ano à Segurança Social para ajudar na manutenção e sustentabilidade do sistema de pensões.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Pode comprar um diamante de 101 quilates e pagar com bitcoin

A Sotheby’s vai aceitar pagamentos em bitcoin ou ethereum pela compra de um diamante de 101,38 quilates, que vai a leilão na sexta-feira. O diamante, em forma de pera, pode render até 15 milhões de dólares (12,6 milhões de euros), o que significa que poderá ser o objeto físico mais caro a ser trocado por criptomoedas, espera a leiloeira.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Delta, Hungria e Ever Given

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião