Porto, Gaia e mais 26 concelhos recuam no desconfinamento

A lista de concelhos de risco "muito elevado" passou de 19 para 33, enquanto a lista de concelhos de "risco elevado" passou de 26 para 27. Há 28 municípios que recuam no desconfinamento.

O número de concelhos de “risco muito elevado”, sujeitos a restrições mais apertadas, passou de 19 para 33, enquanto que a lista de municípios em “risco elevado” aumentou de 26 para 27, anunciou esta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Assim, há 28 concelhos que vão ter que recuar no desconfinamento.

“Continua a verificar-se um agravamento da pandemia, em particular desta semana, em que a média diária de casos subiu 54%“, sinalizou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros. “Portugal continua nesta zona vermelha da matriz e, do ponto vista do território, também vemos alargar o número de concelhos aos quais se aplicam um conjunto de restrições”, avisou.

Assim, na lista de concelhos em risco “muito elevado” — por terem registado uma incidência cumulativa superior a 240 por 100 mil habitantes (ou 480 casos por 100 mil habitantes no caso dos municípios de baixa densidade) em duas avaliações consecutivas – constam agora 33 concelhos, ou seja, mais 14 face à semana anterior (eram 19). São eles: Albufeira, Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Avis, Barreiro, Cascais, Faro, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mafra, Mira, Moita, Montijo, Mourão, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Porto, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Silves, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Vagos e Vila Franca de Xira.

Destes 33 concelhos, 20 municípios já estavam neste patamar na semana anterior, pelo que vão manter as mesmas regras, sendo que há agora 13 novos concelhos com regras mais apertadas.

Nestes 33 municípios, o teletrabalho é obrigatório quando as atividades o permitam, os restaurantes só podem funcionar até às 22h30 durante a semana, e ao contrário do que acontecia até agora, podem também funcionar, a partir das 19h00 às sexta-feira e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados, mediante apresentação do certificado digital ou de um teste negativo à Covid e apenas em espaços interiores. A limitação mantém-se: máximo de quatro pessoas por grupo no interior ou seis na esplanada.

Já espetáculos culturais têm de acabar às 22h30, o comércio a retalho alimentar encerra às 21h00 durante a semana, enquanto o comércio a retalho não alimentar e serviços só podem funcionar até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados, e os casamentos e batizados só podem ter 25% da lotação do espaço.

Ao mesmo tempo, na lista de concelhos em “risco elevado” – – por terem registado uma incidência cumulativa superior a 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 casos por 100 mil habitantes no caso dos municípios de baixa densidade) em duas avaliações consecutivas – estão agora 27 municípios, mais um comparativamente ao balanço anterior (eram 26). São eles: Albergaria-a-Velha, Alenquer, Aveiro, Azambuja, Bombarral, Braga, Cartaxo, Constância, Ílhavo, Lagoa, Matosinhos, Óbidos, Palmela, Portimão, Paredes de Coura, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Setúbal, Sines, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Viana do Alentejo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu.

Destes 27 concelhos, 11 municípios estavam neste patamar na semana anterior, pelo que vão manter as mesmas regras, enquanto que há 16 novos concelhos a juntarem-se a esta lista, sendo que 15 duas quais recuaram para este patamar enquanto que um (Constância) estava em risco “muito elevado” na semana passada e deu esta semana um passo no desconfinamento, após ter melhorado a sua situação epidemiológica.

Nestes 27 concelhos, o teletrabalho é obrigatório quando as atividades o permitam, os restaurantes só podem funcionar até às 22h30 durante a semana, e ao contrário do que acontecia até agora, podem também funcionar, a partir das 19h00 às sexta-feira e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados, mediante apresentação do certificado digital ou de um teste negativo à Covid e apenas em espaços interiores. A limitação mantém-se: máximo de seis pessoas por grupo no interior ou dez na esplanada. Além disso, os espetáculos culturais têm de acabar às 22h30, o comércio encerra às 21h00 e os casamentos e batizados só podem ter 50% da lotação do espaço.

Feitas as contas, um total de 28 concelhos ficam sujeitos a novas restrições na próxima semana. O país continua assim a desconfinar a três “velocidades” — tal como tem acontecido desde o início de maio. Apesar do avançar da pandemia e de haver cada vez mais municipios com restrições mais apertadas, nos restantes 218 municípios continuam a vigorar regras mais aliviadas, que permitem aos restaurantes funcionarem até à uma da manhã e sem imposições de horários ao comércio.

(Notícia atualizada às 18h51)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto, Gaia e mais 26 concelhos recuam no desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião