Governo diz que 70% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina

No total, Portugal continental administrou 9.504.206 doses das quatro vacinas contra a Covid-19 autorizadas na União Europeia.

O Ministério da Saúde anunciou este sábado em comunicado que Portugal atingiu esta sexta-feira a meta de ter 70% da população adulta vacinada contra a Covid-19, antecipando o “compromisso já assumido por Portugal de ter 70% da sua população adulta vacinada até ao Verão”. Este sábado a Comissão Europeia anunciou que já tinha entregue as doses suficientes aos Estados-membros para vacinarem pelo menos 70% da população adulta com uma dose.

“Este marco está em linha com o anúncio de hoje da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que a União Europeia (UE) atinge, este fim de semana, o seu objetivo de ter doses suficientes para vacinar 70% da sua população adulta”, lê-se no comunicado enviado pelo gabinete de Marta Temido.

O comunicado recorda que em março já tinha sido cumprido o “objetivo de vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos e 80% dos profissionais de saúde, também alinhado com as metas da Comissão Europeia”.

No total, Portugal Continental administrou 9.504.206 doses das quatro vacinas contra a Covid-19 autorizadas na União Europeia.

“Estas permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 5,8 milhões de pessoas com 18 ou mais anos, que no limite de um mês, terão o esquema vacinal completo“, detalha o Ministério da Saúde, concretizando que “já quase 4 milhões estão totalmente vacinados”.

Este marco só foi possível graças ao compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde envolvidos nesta campanha de vacinação, bem como à grande adesão demonstrada pelos portugueses”, conclui.

Este comunicado do Ministério da Saúde surge depois de a presidente da Comissão Europeia ter anunciado este sábado que já entregou as vacinas suficientes aos Estados-membros para que estes possam vacinar pelo menos 70% dos adultos da população da União Europeia “ainda este mês”.

A Ursula Von der Leyen assinalou que a campanha de vacinação tem “acelerado tremendamente desde o início do ano” e argumentou que a abordagem comum do processo de compra das vacinas foi um “sucesso”. A terminar, a presidente do executivo comunitário deixa um apelo aos Governos para que “façam tudo” o que está ao seu alcance para aumentar o ritmo de vacinação. “Só assim vamos ficar seguros”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que 70% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião