Taxa de inflação homóloga desacelera para 0,5% em junho

  • Lusa
  • 12 Julho 2021

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,5% em junho, taxa inferior em 0,7 pontos percentuais à do mês anterior.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,5% em junho, taxa inferior em 0,7 pontos percentuais à do mês anterior e coincidente com a estimativa rápida anteriormente avançada, divulgou esta segunda-feira o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços verificado em junho de 2020, na fase final da primeira vaga das medidas de contenção da pandemia covid-19”.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de -0,3% (0,6% em maio).

A variação mensal do IPC, que não é afetada pelo referido efeito de base, foi de 0,2% em maio e junho (0,9% em junho de 2020). Excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a variação do IPC foi -0,1% (0,2% no mês anterior e 0,8% em junho de 2020).

Já a variação média dos últimos 12 meses foi 0,3% (0,2% em maio).

Em junho, o agregado relativo aos produtos energéticos registou uma variação homóloga de 9,0% (9,9% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma taxa de variação de 0,1% (-0,1% em maio).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou variação homóloga de -0,6%, taxa inferior em 1,1 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 2,5 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em maio de 2021, esta diferença tinha sido de 1,5 pontos percentuais).

Quanto à variação mensal do IHPC, foi de 0,2% (0,3% no mês anterior e 1,2% em junho de 2020) e a variação média dos últimos 12 meses foi de -0,2% (-0,1% no mês precedente).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o instituto destaca o aumento em junho das taxas de variação homóloga das classes da ‘habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis’ e do ‘lazer, recreação e cultura’, com variações de 1,8% e 0,9%, respetivamente (1,5% e 0,8% no mês anterior).

Em sentido oposto, assinala a diminuição da taxa de variação homóloga da classe dos ‘restaurantes e hotéis’, dos ‘transportes’ e das ‘bebidas alcoólicas e tabaco’, com variações de -6,2%, 3,8% e 0,1%, respetivamente ( -4,1%, 5,6% e 1,5% no mês anterior).

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC destaca-se a dos ‘transportes’, enquanto nas classes com contribuições negativas sobressai a dos ‘restaurantes e hotéis’.

Comparando com o mês precedente, em junho são de salientar os aumentos das contribuições para a variação homóloga do IPC das classes da ‘habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis’ e do ‘lazer, recreação e cultura’.

Em sentido contrário, o INE sublinha a redução da contribuição da classe dos ‘transportes’, dos ‘restaurantes e hotéis’ e dos ‘bens alimentares e bebidas não alcoólicas’.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação homóloga desacelera para 0,5% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião