IGCP recompra 1,12 mil milhões de dívida em dólares

Portugal lançou uma operação de recompra de dívida que tinha emitido na moeda norte-americana. Recomprou 1,12 mil milhões de dólares

Portugal foi ao mercado recomprar obrigações do Tesouro, desta vez títulos emitidos em dólares. O IGCP amortizou antecipadamente 1,12 mil milhões de dólares emitidos originalmente em 2014.

A agência liderada por Cristina Casalinho tinha revelado esta segunda-feira, 12 de julho, que iria realizar esta operação hoje, 13 de julho, antes de um novo leilão de obrigações a realizar na quarta-feira, dia 14.

Não foi definido o valor a recomprar. O “montante total a recomprar não será predefinido, mas não irá cobrir a totalidade da emissão” cujo salvo vivo rondará os quatro mil milhões de dólares, disse o IGCP, acabando por adquirir 1,12 mil milhões de dólares desta dívida, segundo a Bloomberg.

“Portugal veio ao mercado comprar 1.124 milhões de dólares da obrigação com cupão de 5,125%, com maturidade em 2024 e que fica agora com um montante disponível de 3.376 milhões de dólares”, diz Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.

Portugal foi ao mercado emitir dívida em dólares em 2014, com maturidade em 2024, ou seja de 10 anos. O objetivo foi, à data, o de satisfazer o apetite de investidores norte-americanos, mas também garantir acesso a taxas de juro que, à data, eram mais baixas do que as exigidas em euros. Agora, os juros estão muito baixos.

O IGCP vai realizar um duplo leilão de dívida em euros, com maturidades de nove e 16 anos, e “em ambos temos taxas mais baixas que a emissão em dólares e sem respetivo risco cambial associado”, nota o especialista do Banco Carregosa. Neste sentido, a recompra da dívida em dólares e a emissão de novos títulos em euros “irá permitir reduzir os custos que temos com a dívida” e “estender a maturidade da mesma”, remata.

(Notícia atualizada às 14h47 com declarações de Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP recompra 1,12 mil milhões de dívida em dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião