Jogos de Tóquio sem público custarão até 400 milhões às resseguradoras

  • ECO Seguros
  • 13 Julho 2021

A restrição à presença de espetadores nas bancadas terá impacto financeiro, mas sem afetar capital ou avaliações de rating do resseguro global.

Na última semana, as autoridades japonesas decidiram que os Jogos Olímpicos de Tóquio (JO de Tóquio) se realizarão sem público nas bancadas, devido ao estado de emergência declarado por causa de nova vaga da pandemia Covid-19 na capital japonesa. O anúncio acabou com a expectativa do comité organizador de ter espetadores nas bancadas dos recintos onde decorrem os Jogos.

Segundo estimativa da agência de notação financeira Fitch Ratings, a decisão das autoridades de barrar a entrada de público nos recintos onde decorrem as competições desportivas custará à indústria global de resseguros entre 300 milhões e 400 milhões de dólares. No entanto, o cálculo representa apenas 10% a 15% do prejuízo que as resseguradoras teriam de suportar caso os JO tivessem sido definitivamente cancelados.

As olimpíadas Tóquio’2020, já adiadas um por causa da emergência da pandemia no ano que deviam ter acontecido, tem cobertura de seguro global estimada em 2,5 mil milhões de dólares, tudo incluído: 1,4 mil milhões de dólares por conta do Comité Olímpico Internacional (COI) e do comité organizador (Tokyo Organising Committee, mais 800 milhões pelos direitos de transmissão e ainda 300 milhões de dólares investidos por outros intervenientes, entre os quais estão comitivas de atletas participantes, patrocinadores e alojamentos.

Se os Jogos sofressem novo cancelamento, o resseguro assumiria grande parte do prejuízo decorrente das coberturas, uma vez que os eventos com elevado grau de exposição a severidade são, normalmente, fortemente ressegurados, sustentam os analistas em nota primeiramente divulgada através da Fitch Wire.

Face à estimativa de perdas, reduzida, em decorrência apenas da ausência de espetadores nas bancadas, o impacto nos resultados (do setor de resseguros) também será limitado e não afetará capital nem notas de rating, adiantou a Fitch.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jogos de Tóquio sem público custarão até 400 milhões às resseguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião