Lisboa acompanha perdas da Europa, com EDP e papeleiras a pressionar

A praça lisboeta está em queda, com o grupo EDP a pesar no desempenho do PSI-20. Subidas do BCP e da Galp Energia não são suficientes para compensar as perdas.

A bolsa nacional está em queda, prolongando as perdas sentidas na sessão anterior. A praça lisboeta é contagiada pelo sentimento negativo que se verifica nas congéneres europeias, apesar de registar perdas ligeiras. Subidas do BCP e da Galp Energia não são suficientes para puxar o índice de referência português para “terreno” positivo perante a pressão da EDP.

O PSI-20 cai 0,20% para os 5.185,66 pontos. Já no Velho Continente, as principais bolsas arrancam o dia pintadas de vermelho, com o índice pan-europeu Stoxx 600 a perder 0,2%. Já o espanhol Ibex 35 desvaloriza 0,5% na abertura, bem como o britânico FTSE 100, enquanto o francês CAC 40 e o alemão Dax perdem 0,4%.

Na bolsa de Lisboa, a maior parte das cotadas regista perdas. Destaque para o grupo EDP, com a casa-mãe a cair 1,54% para os 4,676 euros e a subsidiária EDP Renováveis a recuar 1,14% para os 20,76 euros. A elétrica deu conta esta terça-feira que as energias renováveis representaram 81% da eletricidade gerada pela empresa no primeiro semestre de 2021: mais de metade de origem eólica (51%), 29% hídrica e 0,5% solar.

Já a Jerónimo Martins cai 0,38% para os 16,865 euros. Nota também para o setor da pasta e do papel. A Navigator perde 0,20% para os 2,96 euros, na abertura desta sessão, enquanto a Altri desvaloriza 0,28% para os 5,355 euros.

A contrabalançar estas quedas, encontram-se os “pesos pesados” Galp Energia e BCP. A petrolífera ganha 0,54% para os 8,884 euros, enquanto o banco liderado por Miguel Maya avança 1,46% para os 0,1316 euros. Estas subidas não são, ainda assim, suficientes para impulsionar o PSI-20 para “terreno” positivo.

Fora do índice principal, nota para as ações da SAD do Benfica, que têm estado em alta depois dos desenvolvimentos no processo “Cartão Vermelho”, que envolve Luís Filipe Vieira. Os títulos da SAD benfiquista avançam 5,61% para os 3,20 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha perdas da Europa, com EDP e papeleiras a pressionar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião