Vacinação sem agendamento alargada a maiores de 40 anos

Para serem vacinados na modalidade "Casa Aberta", os utentes com mais de 40 anos podem dirigir-se ao centro de vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde, nos horários definidos.

As pessoas com mais de 40 anos já podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 sem marcação prévia, através da modalidade “Casa aberta”. Esta modalidade é válida para todos aqueles não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, anunciou esta quarta-feira a task force que coordena o plano de vacinação.

Para ser vacinado nesta modalidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro de Vacinação Covid correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos. Os horários de funcionamento da “Casa Aberta” nos Centros de Vacinação Covid podem ser consultados no site da Direção Geral de Saúde (DGS).

Segundo a task force, a modalidade “Casa Aberta” é mais um processo que “permite assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação”, numa altura que o Governo anunciou que 70% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina.

Portugal registou nas últimas 24 horas 4.153 novos casos e mais nove mortos. Trata-se do número de infeções diárias mais elevado registado desde 10 de fevereiro. Os dados da DGS revelam ainda que o valor do Rt, que mostra quantas pessoas cada infetado contagia, em média, desceu para 1,14 a nível nacional e para 1,15 no continente. Trata-se, portanto, de um ligeiro recuo face ao último balanço (estava em 1,16 quer a nível nacional, quer no continente), o que coloca Portugal na zona vermelha da matriz de risco do Governo.

Em contrapartida, a incidência (média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) subiu significativamente, estando agora em 336,3 casos por 100 mil habitantes a nível nacional e em 346,5 casos por 100 mil habitantes no continente (na última atualização estes valores eram 315,6 por 100 mil habitantes e 325,2 por 100 mil habitantes, respetivamente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação sem agendamento alargada a maiores de 40 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião