5 coisas que vão marcar o dia

Esta quinta-feira, arranca a negociação das ações da GreenVolt. Também é dia de conhecer como estão a evoluir os preços da habitação, bem como o retrato do mercado laboral europeu.

É dia de estreia na bolsa nacional da GreenVolt. Esta quinta-feira, destaque ainda para a divulgação dos dados dos preços da habitação, do turismo e dos números que pintam o retrato do mercado de trabalho europeu. Há mais uma reunião de Conselho de Ministros para afinar as medidas de combate à pandemia de coronavírus.

É dia de estreia da GreenVolt na bolsa

A GreenVolt estreia-se, esta quinta-feira, no mercado de capitais português. O arranque das negociações vai permitir aos pequenos investidores terem acesso aos títulos da cotada, sendo que os acionistas da Altri — que detém esta empresa — terão direito a ações sob a forma de dividendo. A estreia na bolsa lisboeta, com um preço de referência de 4,25 euros, acontece depois de um aumento de capital de 150 milhões em dinheiro e 56 milhões em espécie no âmbito, do acordo com a V-Ridium.

Como estão a evoluir preços da habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta quinta-feira, as estatísticas de preços da habitação ao nível local relativas ao primeiro trimestre do ano de 2021. Nos últimos três meses de 2020, o preço mediano dos alojamentos familiares registou uma subida homóloga de 7,8% para 1.188 euros por metro quadrado. O Porto destacou-se, tendo verificado o maior crescimento homólogo entre os municípios mais populosos. Na Área Metropolitana de Lisboa, houve, por outro lado, uma desaceleração dos preços.

É este o retrato do mercado de trabalho

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulga, esta quinta-feira, o “Labour Force Survey” relativo ao primeiro trimestre de 2021. O mercado laboral português e, de modo geral, europeu foi prejudicado pelas restrições à mobilidade e à atividade económica que marcaram o início do ano, em consequência do agravamento da pandemia de coronavírus. Ainda assim, o impacto terá sido inferior ao do primeiro confinamento, em março de 2020, quando da chegada da crise sanitária ao Velho Continente.

Turismo dá sinais de retoma?

O INE publica, esta quinta-feira, os números que permitem percebem como evoluiu a atividade turística em maio de 2021, mês marcado pelo desconfinamento do país e pelo regresso dos turistas britânicos a terras lusitanas. Em abril, o setor do alojamento turístico acolheu 460,0 mil hóspedes e registou 946,8 mil dormidas, mais 762,6% e 510,8%, respetivamente, relativamente ao mesmo mês de 2020, mas menos 80,3% e as dormidas diminuíram 84,2%, face ao período homólogo de 2019.

Vêm aí novas medidas para mitigar a crise sanitária?

Esta quinta-feira é dia de mais uma reunião de Conselho de Ministros para afinar as medidas de luta contra a pandemia e atualizar as listas dos concelhos por nível de risco. Há, neste momento, 33 municípios em alerta, o que significa que, se voltarem a ter registado níveis de incidência acima dos 120 casos por 100 mil habitantes passarão a outras regras mais apertadas. A par destes, há 33 com risco muito elevado e 27 com risco elevado, sendo que nestes dois grupos já está a ser aplicada uma série de restrições mais duras. Por exemplo, nesses concelhos, a adoção do teletrabalho é obrigatória, mesmo sem acordo entre empregador e trabalho, e aos fins de semana, as refeições no interior dos restaurantes estão dependentes da apresentação do certificado digital ou teste negativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião