CRO: Radar deteta três novos riscos nos seguros

  • ECO Seguros
  • 19 Julho 2021

Biodiversidade, saúde mental e desigualdades sociais são riscos que, nos próximos anos, podem evidenciar impacto nas contas das seguradoras.

O Fórum CRO (Chief Risk Officers), organização que reúne executivos responsáveis pela área de risco nas maiores seguradoras europeias, identificou as novas ameaças de 2021. Na atualização anual do Emerging Risk Radar, uma publicação que descobre novos e aponta tendências nas diversas categorias de risco, procurando contribuir para um alinhamento entre ambiente regulatório e as melhores práticas da indústria, o think tank de executivos de risco foca agora temas relacionados com natureza, saúde e sociedade.

Na atualização de 2021, além de avaliar temperatura (escala de risco) e tendência das ameaças e vulnerabilidades que já pairavam sobre o setor (pandemia; cibersegurança; alterações climáticas; inovação tecnológica, instabilidade política; ESG e aspetos regulatórios, entre outros), os CRO dos seguros acrescentam ao Radar três novos riscos que, num horizonte a 10 anos, poderão ter impacto significativo nos custos com a gestão de sinistros:

Biodiversidade;
Saúde mental;
Desigualdades socioeconómicas

O radar, referência e um dos compromissos anuais no projeto Emerging Risk Iniciative prosseguido pelo fórum, lista e aponta tendência de ameaças com que a indústria lida e identifica os novos riscos (emergentes), cuja quantificação é ainda difícil mas que num determinado horizonte temporal podem apresentar potencial ascendente.

Veja a atualização do radar Emerging Risk Iniatitive (ERI), que acumula os emergentes aos riscos existentes (documento acessível em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CRO: Radar deteta três novos riscos nos seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião