Abanca cresce 12% em prémios de seguro no primeiro semestre

  • ECO Seguros
  • 22 Julho 2021

O banco espanhol que desenvolveu oferta própria no seguro automóvel duplicou resultados neste ramo até junho, um desempenho que beneficiou da parceria com a CA Assurances.

Abanca, instituição galega que tem a CA Assurances como parceira em operação conjunta iniciada em outubro de 2020 nos seguros, encerrou o primeiro semestre com lucros de 157 milhões de euros, mais 18% do que um ano antes e a comparar com 137 milhões de ganhos alcançados no primeiro trimestre de 2021.

Nos seguros, impulsionada pela empresa conjunta lançada com a seguradora francesa (ABANCA Seguros Generales), o banco registou “forte aumento da atividade seguradora, que duplicou no negócio dos seguros automóveis,” indicou a instituição que, recentemente, inaugurou um centro de investimento em Ponta Delgada, nos Açores

Os prémios dos seguros gerais e dos seguros de vida “cresceram 11,6%, com um desempenho muito homogéneo nos diferentes segmentos,” refere o comunicado no site da instituição. “Os pagamentos de proteções cresceram 17%, os de vida-risco 13%, os de saúde 13% e os de automóvel 9%”, detalha.

Sobre o desempenho bancário, a entidade refere que as receitas recorrentes por produtos e serviços bancários aumentaram 10,4%, impulsionando a margem financeira 11%.

Com crescimento homólogo de 21,2%, o volume de negócio, já a incluir a atividade da rede Novo Banco em Espanha (que o banco galego adquiriu pelo preço simbólico de um euro), eleva-se acima de 107.000 milhões de euros.

A entidade destaca ainda “a recuperação da atividade comercial, que ultrapassou os níveis dos primeiros seis meses de 2019 em linha como a formalização de crédito habitação (+30,4%)” e operações de financiamento às empresas. “O bom desempenho do ABANCA, durante o segundo trimestre deste ano foi sustentado pela solidez das receitas recorrentes, complementado pelo controlo de custos e contenção do custo do risco.

Para enfrentar a fase “recuperação da economia”, o banco afirma “posição financeira sólida“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca cresce 12% em prémios de seguro no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião