Espanha vai administrar terceira dose das vacinas da Pfizer e da Moderna
A ministra da saúde espanhola, Carolina Darias, diz que será necessário dar uma terceira dose das vacinas da Pfizer e da Moderna, mas ainda não avançou com datas.
Espanha vai avançar com a administração de uma “terceira dose de reforço” das vacinas da Biontech/Pfizer e da Moderna contra a Covid-19, segundo a ministra da Saúde, Carolina Darias, em entrevista à rádio Onda Cero, segundo o Expansión (acesso condicionado, em espanhol). “Não estaremos seguros até que todos sejam vacinados”, afirmou.
“Tudo parece indicar que teremos que aplicar uma terceira dose de reforço. O que terá que ser determinado é quando, e neste sentido assinaremos o contrato com a União Europeia com a Pfizer e Moderna“, disse a ministra, sem avançar com datas para quando vai administrar as doses extra.
Quando questionada se os cidadãos de Espanha teriam de ser vacinados anualmente, a ministra da saúde foi rápida e decidida na resposta. “Sim, sem dúvida”, afirmou, citada pelo jornal espanhol La Vanguardia (acesso livre, em espanhol).
Para Carolina Darias, para já, o objetivo é “continuar a vacinar até chegar aos 100% de população espanhola totalmente inoculados”. Neste caso, apenas quem foi vacinado duas doses das vacinas da Pfizer e da Moderna é que vai receber a terceira dose.
A Pfizer tem defendido uma terceira dose da vacina para combater a variante Delta, tendo já feito o pedido para a poder administrar nos Estados Unidos da América. Mikael Dolsten, líder científico da Pfizer, disse à Associated Press que uma dose extra da vacina, um ano após a vacinação completa, aumenta os níveis de anticorpos, sendo cinco a dez vezes superiores.
Segundo a Lusa, a comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, admitiu, no início deste mês, que a União Europeia estaria a preparar-se para necessidade futura de se administrar uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNtech.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha vai administrar terceira dose das vacinas da Pfizer e da Moderna
{{ noCommentsLabel }}