Termina prazo de subscrição das obrigações do SLB, mas investidores ainda podem cancelar ordens

Benfica procura captar 35 milhões junto dos investidores de retalho. Vieira e negócios do "Rei dos Frangos" com Textor sob investigação prolongaram período de cancelamento de ordens até hoje.

Passaram três semanas, mas para o Benfica pareceram muitas mais. Ao mesmo tempo que colocou no mercado uma emissão de obrigações com a qual pretende captar 35 milhões de euros, cujo prazo de subscrição chega agora ao fim, a SAD viu Luís Filipe Vieira ser detido. E ainda ficou a saber-se que José António dos Santos tinha um acordo para vender 25% do capital a um investidor norte-americano, desenvolvimentos que prolongaram o período de cancelamento de ordens desta operação até hoje.

A emissão de obrigações, que agora chega ao fim, arrancou a 5 de julho. Apenas dois dias depois de arrancar o período de subscrição dos títulos, caiu a primeira “bomba” no clube encarnado: Vieira foi detido, com o até então presidente do Benfica a ser acusado de desvio de dinheiro da Benfica SAD. Suspendeu o cargo, que acabou por ser assumido por Rui Costa, para mais tarde vir a renunciar em definitivo, isto após 18 anos em que esteve à frente do clube das águias.

Juntamente com Vieira, também o “Rei dos Frangos”, o maior acionista individual da SAD encarnada foi detido. Em causa estão eventuais crimes de fraude ao Fundo de Resolução, de abuso de confiança no Benfica e de burla qualificada com os financiamentos do Novo Banco ao grupo económico Promovalor.

E pouco depois, foi a vez de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aumentar o “ruído” à volta do Benfica, bem como da sua operação de financiamento junto de pequenos investidores. Encontrou “irregularidades diversas” na estrutura acionista da SAD, nomeadamente uma participação superior à comunicada oficialmente por José António dos Santos. Não só tinha mais de 20% do capital como havia um acordo para a venda desta posição.

O arguido na operação “Cartão Vermelho” acabou, a 14 de julho, a confirmar tanto a participação na SAD como “dois acordos para a venda” de 25% do capital da Benfica SAD ao investidor americano John Textor, dependente do pagamento até ao próximo dia 15 de setembro. Textor assumiu o interesse, mas a administração “bateu com a porta”, afirmando que chumba o investidor caso este pretenda fechar o acordo firmado.

Tudo isto aconteceu enquanto decorria a oferta, mas também se aproximava o fim do prazo para que quem deu ordem de subscrição destes títulos de dívida, que pagam um juro de 4% ano, pudesse revogá-las. Já com a CMVM a investigar situações de “abuso de informação” com ações da SAD, acabou por ser prolongado o período que os investidores têm para cancelar as ordens transmitidas, coincidindo com o último dia em que se pode investir nos títulos.

Não se sabe, até ao momento, como está a decorrer a oferta de obrigações, embora Textor tenha dito que, com base em rumores, a “emissão pode não estar a correr bem”. Mas sabe-se a importância desta para a SAD encarnada.

O Benfica tem de reembolsar, no dia 16 de julho, 19,98 milhões de uma emissão de 2018, que em dezembro de 2019 tinha sido alvo de uma amortização antecipada de 25,02 milhões. Por outro lado, a liquidez conseguida pode ser relevante também para o período de transferências de jogadores, permitindo ter dinheiro em caixa entre pagamentos e recebimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Termina prazo de subscrição das obrigações do SLB, mas investidores ainda podem cancelar ordens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião