5 coisas que vão marcar o dia

Políticos ouvem especialistas na sede do Infarmed, Marcelo continua a ouvir os partidos no Palácio de Belém. BdP e INE divulgam dados estatísticos e Parlamento tenta votar relatório do Novo Banco.

As regras da pandemia podem mudar esta semana e a reunião de hoje na sede do Infarmed será essencial para definir esse novo rumo. Há também dados estatísticos para conhecer do comércio internacional e das finanças dos portugueses. Em Belém, o Presidente da República continua a ouvir os partidos e, no Parlamento, deve ir a votos o relatório do inquérito ao Novo Banco.

Governo ouve especialistas em momento crítico

Chegou o dia da aguardada reunião na sede do Infarmed, na qual os políticos vão assistir a uma apresentação da evolução da pandemia por parte dos epidemiologistas. O encontro acontece num momento crítico. Por um lado, o coronavírus volta a ganhar “terreno”, por conta da variante Delta, mais transmissível do que o coronavírus descoberto em 2019 na China. Por outro, as vacinas têm-se mostrado eficazes a prevenir os casos mais severos de Covid-19 e perto de metade da população (47%) já tem a vacinação completa, sobretudo as faixas etárias mais vulneráveis. Há duas semanas que o Governo não muda as regras de gestão da pandemia, à espera deste encontro. Será o momento de decidir se Portugal dá um passo atrás por causa da quarta vaga, ou se, porventura, os especialistas concordam com a ideia de reabertura e regresso à normalidade por causa da vacinação. Começa às 10h00.

Maratona orçamental em Belém, parte 2

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a Iniciativa Liberal, o Chega, o PEV e o PAN na primeira parte de uma maratona de audições aos partidos com representação parlamentar, por causa do Orçamento do Estado para 2022. A “corrida” continua hoje, com a audição do CDS-PP às 18h00, do PCP às 19h00 e do Bloco de Esquerda às 20h00. Os dois maiores partidos, PSD e PS, só serão ouvidos pelo Presidente da República na quarta-feira.

Comissão vota relatório do Novo Banco

Depois de um primeiro dia de discussão e de votação de alguns pontos do relatório final da comissão de inquérito às perdas do Novo Banco, os deputados tentam concluir as votações finais esta terça-feira. Sendo esse o objetivo, não é garantido que aconteça: elaborado pelo socialista Fernando Anastácio, o relatório — e, particularmente, as conclusões — tem sido bastante contestado pelos outros partidos. Os trabalhos arrancam às 10h00.

Como evoluiu o comércio internacional?

O INE divulga hoje uma estimativa rápida sobre a evolução das exportações e importações de bens no segundo trimestre do ano. Recuando no calendário, entre janeiro e março, as exportações portuguesas subiram 4% e as importações aumentaram três vezes mais: 13,4% face ao período homólogo.

Banco de Portugal mede pulso às poupanças

Quanto dinheiro está depositado nos bancos? E como evoluíram os empréstimos em junho? O Banco de Portugal (BdP) responde hoje a essas perguntas. No final de maio, os portugueses tinham depositado nos bancos um total de 166,7 mil milhões de euros. Além disso, as estatísticas mostraram que os empréstimos concedidos a sociedades não financeiras abrandaram, sobretudo no que toca a financiamentos a pequenas e médias empresas. Em contrapartida, aceleraram os empréstimos para a compara de casa e o crédito ao consumo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião