Explosão em parque químico na Alemanha deixa um morto, 4 desaparecidos e 31 feridos

  • Carolina Bento
  • 27 Julho 2021

A explosão ocorreu esta terça-feira no Chempark, na cidade de Leverkusen. É "um dia negro para a população", disse o presidente da câmara.

Um funcionário da Chempark morreu e quatro trabalhadores estão desaparecidos na sequência de uma explosão no parque industrial químico.31 feridos, cinco deles com gravidade, de acordo com a agência de notícias AFP. A causa da explosão permanece desconhecida.

“Estamos profundamente tristes por este trágico acidente e a morte de um funcionário”, disse Lars Friedrich, diretor da Chempark, adiantando que “os esforços de resgate continuam a toda velocidade” para encontrar os funcionários desaparecidos. “É um dia negro para a população de Leverkusen“, disse o presidente da câmara, Uwe Richrath.

A explosão no Chempark, na cidade de Leverkusen, na Alemanha, provocou um incêndio nos tanques de armazenamento de solventes líquidos, de acordo com Friedrich. A explosão ocorreu por volta das 09:40 locais (08:40 em Lisboa), tendo depois evoluído para um incêndio, de acordo com a Currenta, operadora da Chempark. O incêndio levou várias horas até ser apagado e três dos tanques “foram total ou parcialmente destruídos”, disse Friedrich.

A população da zona foi aconselhada a ficar em casa, a fechar as janelas e portas e a não comer as frutas e vegetais que crescem nos quintais, por agora. Parques infantis também foram fechados. O diretor da Chempark disse, numa conferência de imprensa, que este aviso mantém-se até os peritos assegurarem a composição da nuvem de fumo. Questionado sobre se a nuvem de fumo era composta por gases tóxicos, respondeu que nenhuma hipótese pode ser descartada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Explosão em parque químico na Alemanha deixa um morto, 4 desaparecidos e 31 feridos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião