AEP alerta que custos da energia podem penalizar exportações

  • Lusa
  • 29 Julho 2021

Associação Empresarial de Portugal alertou para vários riscos que podem penalizar as exportações, entre os quais está o custo da energia sobre a indústria, quer na eletricidade, quer no gás natural.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) alertou esta quinta-feira para vários riscos que podem penalizar as exportações nacionais, entre os quais está o custo da energia sobre a indústria, quer na eletricidade, quer no gás natural.

Na Envolvente Empresarial – Análise da Conjuntura a dados do segundo trimestre de 2021, a AEP destaca “riscos mais estruturais relativos a custos de contexto – que penalizam as exportações, sobretudo de bens -, nomeadamente os elevados preços da energia paga pela indústria nacional, quer na eletricidade (onde estamos na metade de países com preços mais altos), quer no gás natural”.

No caso do gás natural, trata-se dos “dois primeiros escalões de consumo (em particular no primeiro, onde temos o 3.º preço mais alto na UE e bastante acima da média), em que se situam a maior parte das empresas, sobretudo as de menor dimensão”, especifica a associação empresarial.

Apesar dos riscos, a AEP nota que as exportações “têm vindo a recuperar bem ao nível das mercadorias, mas prosseguem em forte queda nos serviços e sobretudo no turismo”.

“Fonte de preocupação é também a forte perda do indicador de competitividade-custo em 2020 (5,0%, após a revisão dos dados), com um contributo maioritário do aumento dos custos laborais unitários relativos (4,0%) e menor da apreciação nominal do euro (1,0%)”, refere também a AEP quanto ao segundo trimestre.

No entanto, o indicador de competitividade “melhorou, mas de forma mais ligeira (1,3%), o que é uma exceção nos últimos anos, em que há uma tendência clara e marcada de deterioração da competitividade pelos custos, embora com alguma atenuação já no início de 2021″.

“O retrocesso de Portugal no ranking de inovação europeu, regressando ao grupo de inovadores moderados em 2020, evidencia que há ainda muito a progredir neste domínio crucial para o aumento sustentado do valor acrescentado das exportações“, alerta ainda a associação.

Para a AEP, “os riscos mostram que é preciso atuar de forma conjuntural, não retirando prematuramente os apoios à economia, e de forma mais estrutural, ao nível da redução de custos de contexto”.

A Envolvente Empresarial – Análise da Conjuntura é uma publicação trimestral, desenvolvida pela AEP, AIP e CIP, com informação detalhada da evolução da atividade económica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AEP alerta que custos da energia podem penalizar exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião