Cuatrecasas assessora Fundos CVC na compra do capital da Sonae por 528 milhões de euros

A operação foi coordenada pela sócia responsável da área de Societário e M&A Mariana Norton dos Reis em articulação com o sócio Javier Martí-Fluxá, da área de Societário e M&A de Madrid.

A sociedade de advogados Cuatrecasas assessorou a private equity mundial CVC que através dos fundos “Strategic Opportunities” acordou a compra de uma participação de 24,99% do capital da Sonae MC, por 528 milhões de euros, com um pagamento contingente diferido de até cerca de 63 milhões de euros.

“Este acordo estabelece uma parceria estratégica entre um dos maiores grupos económicos portugueses e um investidor de referência a nível internacional, que partilha a mesma visão da Sonae MC e apoia o seu plano de crescimento, mantendo a Sonae uma posição de controlo”, referem os Fundos CVC em comunicado.

A operação envolveu uma equipa multidisciplinar da Cuatrecasas, do escritório de Lisboa e de Madrid, e foi coordenada pela sócia responsável da área de Societário e M&A Mariana Norton dos Reis em articulação com o sócio Javier Martí-Fluxá, da área de Societário e M&A de Madrid, e pelos associados João von Funcke e Miguel Lencastre Monteiro.

Integraram ainda a equipa os sócios Pedro Marques Bom, da área de Direito Europeu e Concorrência, Pedro Vidal Matos e Rebeca Rodríguez Martínez, da área de Fiscal, Manuel Requicha Ferreira e a consultora Margarida Leal Oliveira, ambos da área de Financeiro, e a consultora de direito Laboral Sandra Silveira.

“A transação, que não está sujeita a quaisquer condições prévias, deverá ser concluída durante agosto, e pode elevar o equity value de 100% do capital social da Sonae MC até cerca de 2.363 milhões de euros e o Enterprise Value até 4.047 milhões, correspondendo a um múltiplo Enterprise Value / EBITDA de 7,7×2 com base nos resultados dos últimos 12 meses”, segundo o mesmo comunicado dos Fundos CVC.

“Foi uma operação memorável, não só porque o target é um grupo de referência no mercado português, mas porque o nosso cliente é um dos gigantes mundiais de private equity, tendo sido muito exigente a todos os níveis, num calendário muito desafiante”, comentou Mariana Norton dos Reis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cuatrecasas assessora Fundos CVC na compra do capital da Sonae por 528 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião