CTT disparam 12% após lucros de 17,2 milhões no primeiro semestre

Os correios estão a disparar na sessão desta sexta-feira após terem revelado lucros de 17,2 milhões de euros no primeiro semestre, em comparação com prejuízos no período homólogo.

As ações dos CTT chegaram a valorizar mais de 12% na sessão desta sexta-feira, negociando neste momento com uma subida de 6,61% para os 4,675 euros — o valor máximo intradiário foi de 4,975 euros. Este salto da cotada acontece depois de a empresa ter anunciado esta quinta-feira que passou de prejuízos para lucros de 17,2 milhões de euros no primeiro semestre.

A subida está a ser alimentada pela melhoria dos resultados operacionais da empresa, chamando mais investidores com interesse nos CTT. O volume de negociação passou de uma média diária de 200 mil títulos a trocar de mãos para 740 mil na sessão desta sexta-feira.

Foram as receitas de Expresso e Encomendas que mais cresceram semestralmente, de acordo com as contas divulgadas pela empresa. Estas aumentaram 47,8% entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021, para 125,8 milhões de euros, o que já é mais de metade das receitas do correio. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) dos CTT, por sua vez, cresceu 60,6% no semestre, para 57,3 milhões de euros.

Apesar da subida expressiva, as ações dos CTT estão em máximos de apenas 15 de julho deste ano, ou seja, menos de um mês. Nesse dia, a cotada atingiu máximos de 2017, mas não conseguiu manter a dinâmica depois de o Barclays ter cortado a recomendação atribuída à empresa de correios, de “equalweight” para “underweight“. Essa mexida provocou uma queda de 11,21% nos CTT, como é visível no gráfico.

CTT recuperam parcialmente da queda de julho

Fonte: Reuters/Refinitiv

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT disparam 12% após lucros de 17,2 milhões no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião