Coleta de IMI recua pela primeira vez em cinco anos

  • ECO
  • 9 Agosto 2021

O valor patrimonial do parque imobiliário nacional atinge os 544,3 mil milhões de euros. Há mais prédios urbanos, mas também aumentou a fatia dos que estão isentos de impostos.

A coleta do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) tem vindo sempre a subir desde 2016, mas inverteu a tendência este ano. As liquidações do imposto realizadas este ano, com referência aos imóveis a 31 de dezembro de 2020, totalizaram os 1.503,535 milhões de euros, o que, face ao ano anterior, representa uma redução de 1,6%, de acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago).

Esta situação ocorre, por um lado, devido à evolução do parque habitacional, que envelhece e leva a um aumento nos pedidos de reavaliação que podem diminuir o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis. No entanto, a crise decorrente da pandemia trouxe também uma redução dos níveis de nova habitação nas zonas onde o VPT é mais alto. Há ainda o efeito de taxas de IMI reduzidas pelos municípios.

O país conta com mais prédios urbanos, que pesam mais na receita do IMI, em 2020 face a 2019, existindo mais 26.078 imóveis. No entanto, são também mais aqueles isentos de imposto. O valor patrimonial do parque imobiliário nacional atinge os 544,3 mil milhões de euros, de acordo com as estatísticas do Fisco citadas pela publicação, mais quatro mil milhões do que no ano anterior. Destes, 94,7 mil milhões estão isentos de IMI, o que é uma subida de 1,12% face a 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coleta de IMI recua pela primeira vez em cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião