Nas notícias lá fora: infraestruturas, investimentos e incêndios

  • ECO
  • 9 Agosto 2021

A imprensa internacional destaca a parceria entre a Renault e a Geely para a venda de carros híbridos, o investimento da Repsol na descarbonização e a nova fatura de infraestruturas norte-americana.

Desta vez, a pandemia não é a protagonista das principais notícias internacionais. Esta sexta-feira, destacam-se as apostas das grandes empresas na transição energética: com a Renault e a Geely a trabalharem numa parceria para o fabrico e venda de híbridos da marca Renault; e com a Repsol a preparar-se para investir mais de 600 milhões na descarbonização de portos espanhóis. Entre investimentos, existem perdas, neste caso, dos fundadores das chinesas Tencent e Pinduoduo a ficarem sem 87 mil milhões de dólares da sua fortuna devido a medidas de regulação ao setor. Economistas norte-americanos avisam a lei das infraestruturas para incentivar o crescimento económico só vai ter resultados mais visíveis a longo prazo. Por último, Itália decretou estado de emergência durante seis meses na Sicília, não pela Covid-19, mas por incêndios que estão a deflagrar na região.

The Wall Street Journal

Impacto do projeto de lei de infraestrutura para a economia vai ser limitado

A lei bipartidária de infraestruturas não vai ter impactos significativos no progresso económico dos próximos anos, por duas razões, segundo economistas norte-americanos. Em primeiro lugar, a lei só representa 550 mil milhões de dólares em nova despesa pública, o que compara com os seis biliões que o Congresso aprovou há um ano e meio para combater o impacto económico da Covid-19. Para além disso, os gastos com infraestruturas vão acontecer no início de 2022, estendendo-se de cinco a dez anos, um prazo mais alargado do que a maioria das medidas de apoio à economia pós-pandemia. No entanto, a longo prazo, os investimentos em autoestradas, portos e banda larga poderão tornar a economia mais eficiente e produtiva.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, em inglês)

Financial Times

Gigantes tecnológicos chineses perdem 87 mil milhões de dólares de riqueza depois da repressão de Pequim

As receitas milionárias dos fundadores da Tencent, o maior portal de serviços online chineses, e da plataforma de comércio eletrónico Pinduoduo sofreram uma redução significativa, na sequência de um “ataque” regulatório ao setor tecnológico, por parte de Pequim. Desta forma, Pony Ma e Colin Huang, donos da Tencent e da Pinduoduo, respetivamente, perderam 87 mil milhões de dólares de património líquido. O fundador da Pinduoduo, Colin Huang, perdeu cerca de 15,6 mil milhões de dólares, tendo sido o mais afetado, juntamente com Pony Ma, que fundou a Tencent, que perdeu 22% da sua fortuna, isto é, 12 mil milhões de dólares.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, em inglês)

Reuters

Renault e Geely exploram parceria para um novo híbrido

A francesa Renault anunciou esta segunda-feira que está a tentar reanimar o negócio na China através da criação de uma joint-venture com a chinesa Geely, um ano depois de ter posto fim à operação que tinha no país que é o maior fabricante automóvel do mundo. De acordo com fontes citadas pela Reuters, as duas empresas assinaram um “acordo quadro” para criar uma joint-venture que será anunciada em breve. A nova empresa fabricaria e venderia na China carros da marca Renault híbridos (funcionam a gasolina e elétricos simultaneamente) utilizando tecnologia, fábricas e cadeias de abastecimento da Geely. A Renault concentrar-se-ia nas vendas e no marketing.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

CincoDías

Repsol prepara mais de 600 milhões em investimentos em projetos portuários

A Repsol vai investir nas suas instalações nos portos espanhóis. Os maiores investimentos, de 600 milhões, estão destinados aos portos de Bilbao, Tarragona, Cartagena e A Coruña. O desenvolvimento destes portos, bem como a criação de projetos para outros complexos, servem para facilitar a transição energética que a Repsol que fazer para atingir o objetivo da descarbonização e se tornar numa empresa com zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Sky News

Itália declarou estado de emergência na Sicília devido aos incêndios

A região da Sicília declarou estado de emergência na sequência dos incêndios que deflagraram nos últimos dias na ilha. No centro e sul de Itália mantém-se o alerta devido às temperaturas elevadas e ventos fortes. “Declaramos o estado de crise e de emergência para os próximos seis meses por causa dos graves incêndios que se registaram desde o final de julho e por causa do permanente risco das próximas semanas devido às excecionais condições meteorológicas”, disse o presidente da região italiana da Sicília, Nello Musumeci. No fim de semana houve 50 incêndios na ilha que afetaram sobretudo os municípios de Partinico, Campofelice di Fitalia, Vicaria, Roccapalumba e Polizzi Generosa.

Leia a notícia completa na Sky News (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: infraestruturas, investimentos e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião