EUA pedem aos seus cidadãos para deixar “imediatamente” o Afeganistão. Talibãs conquistam terceira cidade do país

  • Joana Abrantes Gomes
  • 12 Agosto 2021

Com os talibãs a tomarem várias cidades afegãs, a embaixada norte-americana aconselha os cidadãos a recorrer aos voos comerciais disponíveis para abandonarem o Afeganistão "imediatamente".

Numa altura em que os talibãs já conquistaram pelo menos dez províncias afegãs e se aproximam da capital, Cabul, a embaixada norte-americana no Afeganistão está a instar os seus cidadãos para que abandonem “imediatamente” o país, aconselhando a “utilização das opções de voo comercial disponíveis” e a não dependerem de voos realizados pelo Governo dos Estados Unidos.

Em comunicado publicado esta quinta-feira, a embaixada apela aos norte-americanos que não puderem comprar um bilhete de avião ou que estejam a aguardar por um visto de imigrante para um cônjuge ou filho menor para que contactem os diplomatas dos EUA no país a fim de obterem “um empréstimo de repatriação”. A embaixada refere ainda que, devido à crescente violência e ameaças que levaram a uma redução de pessoal, a sua capacidade para assistir os cidadãos residentes no país do Médio Oriente é “extremamente limitada”.

Os EUA vão mesmo enviar militares para o aeroporto de Cabul para retirar do país funcionários da embaixada e estão a planear voos diários para aliados afegãos, avança a agência de notícias France-Presse (AFP). O contingente de 3.000 militares segue para o Afeganistão e outros 3.500 para o Qatar, onde ficarão de prevenção para o caso da situação afegão se agravar.

Também o Reino Unido vai enviar, temporariamente, cerca de 600 militares para o país para ajudar os britânicos a deixar o Afeganistão. “Autorizei o envio de militares adicionais para apoiar a presença diplomática em Cabul, para ajudar os britânicos a deixar o país e para apoiar a realocação de ex-funcionários afegãos que arriscaram as suas vidas ao nosso lado”, afirmou o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, em comunicado.

Governo afegão propõe partilhar poder com os talibãs

Em declarações à Al Jazeera, uma fonte do Governo afegão disse que Cabul propôs aos talibãs partilhar o poder, recebendo em troca a interrupção da violência no país, mas o porta-voz da ofensiva já veio recusar a oferta. A oferta de partilha de poder foi apresentada às forças talibãs de forma indireta através do Qatar, onde se localiza o seu gabinete político e onde decorrem as negociações de paz.

Quatro países da UE querem manter deportação de afegãos, após Alemanha e Países Baixos reverterem posição

Numa carta dirigida à Comissão Europeia a 5 de agosto, Alemanha, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Grécia e Dinamarca pediam a continuação da deportação de imigrantes afegãos apesar dos avanços da ofensiva talibã, pois a sua suspensão “envia o sinal errado e é suscetível de motivar ainda mais cidadãos afegãos a deixar a sua casa em direção à União Europeia [UE]”.

Porém, na quarta-feira, os alemães e os holandeses voltaram atrás na sua posição, seguindo o apelo do embaixador da UE em Cabul para que os Estados-membros suspendessem temporariamente o regresso forçado de afegãos devido à violência crescente no Afeganistão. Segundo o secretário de Estado holandês Ankie Broekers-Knol, o seu país vai parar as expulsões e proporcionar novas oportunidades para os afegãos pedirem asilo. Já o Ministério dos Assuntos Internos da Alemanha impôs uma proibição às deportações de afegãos.

A França, por seu lado, anunciou esta quinta-feira que suspendeu no início de julho as deportações de migrantes afegãos, cujo pedido de asilo foi recusado, para o seu país de origem, devido aos combates entre os talibãs e as forças afegãs pró-governamentais.

Talibãs podem isolar capital afegã em 30 dias e tomá-la dentro de 90

Um oficial de Defesa norte-americano, citando os serviços secretos dos EUA, disse à Reuters na quarta-feira que os insurgentes poderão isolar Cabul em 30 dias, possivelmente tomando a capital dentro de 90 dias. Esta avaliação resulta dos rápidos avanços dos talibãs no país, após o anúncio da retirada completa das tropas internacionais do Afeganistão, lideradas pelos norte-americanos, que deve estar concluída no final deste mês.

Esta quinta-feira, a ofensiva talibã conquistou duas das maiores cidades afegãs, Kandahar e Herat. “Infelizmente, a maior parte da cidade de Herat, incluindo a casa do governador, a sede da polícia (…), foi capturada pelos talibãs”, disse Simin Barakzai, deputada pela cidade na câmara baixa do parlamento do país, citada pela agência noticiosa Efe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA pedem aos seus cidadãos para deixar “imediatamente” o Afeganistão. Talibãs conquistam terceira cidade do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião