“Angela Merkel não salvou a Europa”, diz Jean-Claude Juncker

  • ECO
  • 13 Agosto 2021

O ex-presidente da Comissão Europeia, em entrevista, minimizou o legado da chanceler alemã e destacou que a Angela Merkel "não salvou a Europa".

O ex-presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, minimizou o legado da chanceler alemã e destacou que Angela Merkel “não salvou a Europa durante as crises da zona euro e dos refugiados”, em entrevista ao Jornal Le Soir (acesso pago).

Na ótica de Jean-Claude Juncker, a resposta de Bruxelas à pandemia do coronavírus “foi manietada pela falta de autoridade da UE em matéria de saúde” e considera que isso aconteceu em parte devido à Merkel.

Jean-Claude Juncker recorda que, durante a convenção europeia em 2003/4, a chanceler alemã “estava entre aqueles que rejeitaram a ideia de mentes iluminadas, como a minha, que queriam alargar as competências europeias ao campo da saúde e da saúde”. Nessa altura, Merkel esteve entre os líderes europeus que se “opuseram e que achavam que a Comissão tinha muito poder”, ou seja, a área da “saúde deveria ser limitada ao contexto nacional”.

Para o ex-presidente da Comissão Europeia, a chanceler, que irá abandonar o cargo em setembro, “escolheu a Europa quando viu que os nacionalismos não levariam a lado nenhum”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Angela Merkel não salvou a Europa”, diz Jean-Claude Juncker

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião