1.000.000: Portugal chega à marca de um milhão de infetados com covid-19

Cerca de 17 meses depois de a pandemia ter chegado a Portugal, já se somam mais de um milhão de casos acumulados. Maioria está registada em Lisboa e Vale do Tejo.

Foi a 2 de março do ano passado que o país começou a contagem dos infetados com coronavírus, com o aparecimento dos dois primeiros casos. Hoje, mais de 17 meses depois, a pandemia já provocou mais de um milhão de infetados em Portugal, mostram os dados atualizados da Direção-Geral de Saúde (DGS), referentes a este sábado.

Os números são claros. O número de infetados com o novo coronavírus tem vindo a subir e, desde que a doença apareceu no país, os casos acumulados continuaram a ser cada vez mais. Este sábado, Portugal ultrapassou mesmo a barreira do milhão de infeções, totalizando 1.001.118, depois de somados mais 2571 casos confirmados.

Mas este patamar foi alcançado bastante mais tarde do que certos países, como por exemplo a Itália, que chegou ao milhão de infetados em novembro do ano passado, ou o Reino Unido e a Espanha em outubro. Ou seja, a evolução da pandemia em território nacional tem sido mais lenta.

Numa análise por regiões, Lisboa e Vale do Tejo é aquela que concentra o maior número de casos acumulados até ao momento (390 890). O Norte começou por ser a zona mais problemática no início, mas a situação acabou por melhorar ligeiramente e é agora a segunda região com mais casos (386 354), de acordo com o boletim deste sábado da DGS.

No que toca ao número de mortes, Portugal acumula este sábado 12 vítimas mortais provocadas pela doença. Lisboa e Vale do Tejo continua a destacar-se pelos piores motivos, com 7 509 mortes acumuladas, à frente do Norte com 5 465.

Apesar deste acumulado, o número de novos casos diários tem vindo a diminuir — a média dos últimos dias tem andando na casa dos 2.000 casos –, à medida que o processo de vacinação avança. Em julho conseguiu-se alcançar a meta de 70% da população adulta vacinada com a primeira dose, sendo que o calendário da task-force prevê que, entre 5 e 12 de setembro, 70% da população já tenha as duas doses, enquanto 85% deverá ter a primeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

1.000.000: Portugal chega à marca de um milhão de infetados com covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião