Talibãs dizem que Afeganistão está “emancipado”. Território não será usado para ataques externos

Talibãs garantem a comunidade internacional que "ninguém será ferido". Mulheres "serão muito ativas na sociedade, mas dentro da estrutura do Islão", diz porta-voz do grupo.

Após declararem vitória e o fim da guerra no Afeganistão, os talibãs afirmam, na primeira conferência de imprensa, que “não vão permitir que o território seja usado contra qualquer pessoa ou país do mundo”. Garantem também que as mulheres serão “muito ativas na sociedade, mas dentro da estrutura do Islão”.

“Eu gostaria de garantir à comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, que ninguém será ferido”, disse o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, numa conferência de imprensa em Cabul, citada pela Al Jazeera (acesso livre, conteúdo em inglês). “No Afeganistão, gostaria de garantir aos nossos vizinhos, nossos países de origem, que não vamos permitir que o nosso território seja usado contra qualquer pessoa ou país do mundo”, acrescentou.

Respondendo a uma questão sobre os direitos das mulheres, que são amplamente diminuídos sob o domínio dos Talibãs, o porta-voz do grupo assegurou que “as mulheres serão muito ativas na sociedade, mas dentro da estrutura do Islão”. Foi ainda declarada uma “amnistia” no Afeganistão, lançando um apelo para as mulheres se juntarem ao governo.

O grupo congratulou também, nesta que foi a primeira conferência de imprensa, o povo afegão por estar “emancipado”, acrescentando que “liberdade e independência são direitos legítimos de todas as nações”.

Declarações surgem um dia depois de se ter verificado uma situação caótica na qual milhares se aglomeraram no aeroporto internacional da cidade numa tentativa de fugir do país.

Já do lado dos EUA, Joe Biden admitiu esta segunda-feira que o Afeganistão “caiu mais rápido” que o previsto. Ainda assim, manteve a retirada norte-americana do país, defendendo que o objetivo da intervenção “nunca foi construir uma nação”. O presidente norte-americano ameaçou também os talibãs com uma resposta “devastadora” se existir um ataque a interesses dos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Talibãs dizem que Afeganistão está “emancipado”. Território não será usado para ataques externos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião