Governo reúne-se esta sexta para antecipar alívio das medidas contra a Covid

O Governo marcou para esta sexta-feira à tarde um Conselho de Ministros extraordinário para antecipar a segunda fase de desconfinamento, após ter sido alcançada a meta de 70% da população vacinada.

Antes do esperado, Portugal atingiu esta quarta-feira a meta de ter 70% da população completamente vacinada. Perante a antecipação desse marco, do qual dependia o avanço para a segunda fase de desconfinamento, o Governo vai reunir-se esta sexta-feira de tarde num Conselho de Ministros eletrónico extraordinário para antecipar o alívio das restrições que estava planeado para o início de setembro.

A hipótese de haver uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros já tinha sido admitida pela ministra da Saúde, Marta Temido, em declarações à SIC: “Naturalmente que uma alteração de circunstâncias deste tipo pode motivar uma reunião extraordinária amanhã [esta sexta-feira] depois de conhecido o relatório da DGS e do Instituto Ricardo Jorge para avançar para o conjunto de medidas associadas ao limiar de 70%“.

Porém, a ministra realçou que a antecipação dessas etapas de alívio das restrições não será, porém, “um processo automático”, na medida em que envolverá também de outros “indicadores epidemiológicos em presença” (como o risco de infeção). Daí que seja necessário esperar pelo relatório do Instituto Ricardo Jorge, o qual é divulgado na sexta-feira de tarde.

Ainda assim, tudo indica que o Governo vai dar “luz verde” para que o país avance para a segunda fase de desconfinamento na próxima semana, antecipando ligeiramente o arranque que estava previsto para o início de setembro. Ainda pode haver ajustes face ao que estava previsto, mas o que estava no plano inicial era o alívio das seguintes regras:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;
  • Serviços públicos sem marcação prévia;
  • Espetáculos culturais com 75% de lotação;
  • Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação.

Outra das alterações que estava prevista na segunda fase era o fim da obrigação de usar máscara na rua quando não há distanciamento, mas esta deverá continuar até 12 de setembro uma vez que esta norma decorre de uma lei da Assembleia da República que continua em vigor, segundo explicou o gabinete da primeira-ministra em exercício Mariana Vieira da Silva.

A conferência de imprensa deste Conselho de Ministros eletrónico está marcada para as 15h30 desta sexta-feira no Palácio da Ajuda.

Se se mantiver o ritmo de vacinação, a terceira fase, que estava prevista para o início de outubro, também poderá ser antecipada caso Portugal atinja mais cedo a meta de ter 85% da população totalmente vacinada. Nessa altura, os bares e discotecas abrem com acesso condicionado ao certificado digital ou teste negativo, os restaurantes ficam sem limite máximo de pessoas por grupo e a lotação dos vários eventos deixam de ter limites.

(Notícia atualizada às 16h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo reúne-se esta sexta para antecipar alívio das medidas contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião