Máscaras vão ser obrigatórias pelo menos até 12 de setembro

  • ECO
  • 19 Agosto 2021

O plano de desconfinamento prevê que o uso obrigatório de máscara terminará em setembro, mas o diploma aprovado pelo Parlamento indica que tal regra deverá manter-se, pelo menos, até 12 desse mês.

O Governo definiu que, se tudo correr bem e houver condições para prosseguir no plano de desconfinamento, em setembro vai deixar de ser obrigatório o uso de máscara na via pública, mas tal regra deverá manter-se, pelo menos, até ao dia 12 desse mês, avança o Jornal de Notícias, esta quinta-feira.

De acordo com o jornal, apesar de a meta 70% da população portuguesa com vacinação poder vir a ser atingida já esta semana, o gabinete da Ministra da Presidência fez questão de lembrar que o diploma aprovado pelo Parlamento, que renovou a obrigatoriedade de utilização de máscara nos espaços públicos, deixava claro que se aplicaria por 90 dias, ou seja, até 12 de setembro.

O Governo avaliará a segunda fase do plano de desconfinamento na reunião de Conselho de Ministros de 26 de agosto. Para essa fase, está também previsto que os restaurantes, cafés e pastelarias passem ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas, que os serviços públicos passem a funcionar sem marcação prévia, que os espetáculos culturais passem a poder ter 75% de lotação e que os eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passem a ter limite máximo de 75% da lotação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Máscaras vão ser obrigatórias pelo menos até 12 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião